ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 35º

Empregos

Ministério abre inscrições em 2ª chamada para médicos em programa do SUS

Estão sendo ofertados quase três mil postos em serviços hospitalares e ambulatórios especializados

Por Silvia Frias | 04/10/2025 13:13
Ministério abre inscrições em 2ª chamada para médicos em programa do SUS
Após a inscrição, é realizada a avaliação da disponibilidade de vagas (Foto/Arquivo)

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas até o dia 12 de outubro para a segunda chamada do projeto Mais Médicos Especialistas, iniciativa do Agora Tem Especialistas para ampliar o acesso ao atendimento especializado no SUS (Sistema Único de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Saúde abriu inscrições para a segunda chamada do projeto Mais Médicos Especialistas, com prazo até 12 de outubro. A iniciativa visa ampliar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cerca de três mil vagas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados.Os médicos selecionados se juntarão aos 320 profissionais já atuantes, com meta de alcançar 500 especialistas até 2025. O programa inclui aprimoramento profissional de 12 meses, com 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, abrangendo especialidades como anestesiologia, cirurgia geral e oncologia.

O programa do governo federal, que objetiva reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, oferta a possibilidade de escolha em quase três mil postos em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de saúde. Nesses locais, o médico inscrito poderá indicar onde deseja atuar.

Após a inscrição, é realizada a avaliação da disponibilidade de vagas nos cursos de aperfeiçoamento. Se houver compatibilidade entre a escolha do local e a vaga no curso de aperfeiçoamento, o profissional será alocado para desenvolver as atividades do programa.

"Esses médicos se somarão aos 320 já em atuação, para que possamos alcançar a meta de 500 especialistas até o fim de 2025”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Ele se refere aos profissionais convocados na primeira chamada, que começaram a atuar em 156 municípios de todas as regiões do país, na semana passada.

As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), mediante preenchimento de formulário. Os aprovados serão chamados em futuras convocações, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras. Para isso, precisam ser especialistas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.

Aprimoramento profissional - Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por um aprimoramento profissional, em sua área de formação. Esse curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e da Rede Ebserh. Assim, o SUS terá especialistas cada vez mais atualizados.

Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.

Cada curso terá duração de 12 meses. Estão incluídos temas como cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais; cirurgia ginecológica com foco em tumores ginecológicos; oncologia clínica: cânceres prevalentes no SUS; radioterapia: planejamento e execução no SUS; e ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.