Agosto está mais frio do que em anos anteriores e teve até formação de geada
Dados da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que a ausência de fenômenos deixou agosto mais gelado em MS
Não é apenas sensação dos moradores da região mais ao sul de Mato Grosso do Sul. Agosto de 2025 está mais frio que o mesmo período de anos anteriores. A comprovação está nos dados registrados pelo Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, com sede em Dourados, a 251 km de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Dourados registra agosto mais frio que a média histórica. Dados da Embrapa Agropecuária Oeste indicam temperatura média de 19,4°C até o dia 24, quase dois graus abaixo do normal. Mínimas chegaram a 2,8°C no dia 10, com relatos de geadas na região. Especialistas apontam neutralidade climática, sem El Niño ou La Niña, como possível influência. Além de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema também registraram temperaturas abaixo da média em agosto, assim como em junho e julho. Em Rio Brilhante, a média de julho foi a mais baixa desde 2013. Apesar do frio atual, a previsão indica elevação das temperaturas no fim de semana, com máximas de até 31°C.
Conforme os registros feitos desde 2001, a temperatura média de agosto deste ano até domingo (24) foi de 19,4 graus, quase dois graus abaixo da média histórica. Levando em conta o frio desta semana, com mínimas de oito graus na segunda-feira (25) e sete hoje, essa média deve cair ainda mais.
- Leia Também
- Frente fria derruba temperaturas e cidades registram queda de mais de 20°C
- Calor de até 38°C antecede chegada de frente fria no fim de semana em MS
“Este inverno está mais frio. Estamos numa situação de neutralidade climática (sem El Niño e La Niña). Talvez esse fator tenha influência na situação”, afirmou o pesquisador Ricardo Fietz. “Dias como domingo e ontem, com pequena amplitude térmica (máxima menos a mínima), causam a sensação de mais frio”.
A temperatura mínima de agosto de 2025 em Dourados ocorreu no dia 10, de 2,8°C, conforme dados da estação meteorológica instalada na sede da empresa, na saída para Caarapó. “Houve, inclusive, relatos de ocorrência de geadas. O período de quatro dias, de 9 a 12 de agosto, foi o mais frio do mês, com temperaturas mínimas menores que a de hoje (7,1°C)", explicou o pesquisador.
“No período de 4 a 16 de agosto (13 dias), as médias diárias foram inferiores à normal (21°C). Desde domingo, dia 24, essas médias voltaram a ser inferiores. Por isso, pode-se dizer que agosto de 2025 está mais frio que o normal e, provavelmente, vai encerrar o mês assim”, informou Ricardo Fietz.
Os registros da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que, em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema, agosto repete os dois meses anteriores, com temperatura abaixo da média.
Da mesma forma como ocorreu em junho, o mês de julho foi mais frio que o normal. A temperatura média em Dourados foi de 18,3°C, mais de meio grau inferior à média histórica, de 19°C. A temperatura mínima foi de 5,3°C, em 18 de julho.
Em Rio Brilhante, outra cidade onde a Embrapa mantém estação meteorológica, a temperatura média foi de 17,8°C, mais de um grau inferior à média de 13 anos, de 19°C.
Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, foi a menor temperatura média de julho desde o início de operação da estação meteorológica em Rio Brilhante, em 2013. Em Ivinhema, a temperatura média foi de 18,8°C, mais de um grau inferior à média dos últimos nove anos, que é de 19,9°C.
A previsão indica temperaturas baixas no início do dia até quinta-feira (28) na região de Dourados. No fim de semana, o calor volta a se estabelecer, com máxima de 30 graus na sexta-feira e de 31 no sábado e domingo.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.