ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Agosto está mais frio do que em anos anteriores e teve até formação de geada

Dados da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que a ausência de fenômenos deixou agosto mais gelado em MS

Por Helio de Freitas, de Dourados | 26/08/2025 15:01
Agosto está mais frio do que em anos anteriores e teve até formação de geada
Moradores no centro de Dourados na manhã fria desta terça-feira (Foto: Leandro Holsbach)

Não é apenas sensação dos moradores da região mais ao sul de Mato Grosso do Sul. Agosto de 2025 está mais frio que o mesmo período de anos anteriores. A comprovação está nos dados registrados pelo Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, com sede em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dourados registra agosto mais frio que a média histórica. Dados da Embrapa Agropecuária Oeste indicam temperatura média de 19,4°C até o dia 24, quase dois graus abaixo do normal. Mínimas chegaram a 2,8°C no dia 10, com relatos de geadas na região. Especialistas apontam neutralidade climática, sem El Niño ou La Niña, como possível influência. Além de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema também registraram temperaturas abaixo da média em agosto, assim como em junho e julho. Em Rio Brilhante, a média de julho foi a mais baixa desde 2013. Apesar do frio atual, a previsão indica elevação das temperaturas no fim de semana, com máximas de até 31°C.

Conforme os registros feitos desde 2001, a temperatura média de agosto deste ano até domingo (24) foi de 19,4 graus, quase dois graus abaixo da média histórica. Levando em conta o frio desta semana, com mínimas de oito graus na segunda-feira (25) e sete hoje, essa média deve cair ainda mais.

“Este inverno está mais frio. Estamos numa situação de neutralidade climática (sem El Niño e La Niña). Talvez esse fator tenha influência na situação”, afirmou o pesquisador Ricardo Fietz. “Dias como domingo e ontem, com pequena amplitude térmica (máxima menos a mínima), causam a sensação de mais frio”.

A temperatura mínima de agosto de 2025 em Dourados ocorreu no dia 10, de 2,8°C, conforme dados da estação meteorológica instalada na sede da empresa, na saída para Caarapó. “Houve, inclusive, relatos de ocorrência de geadas. O período de quatro dias, de 9 a 12 de agosto, foi o mais frio do mês, com temperaturas mínimas menores que a de hoje (7,1°C)", explicou o pesquisador.

“No período de 4 a 16 de agosto (13 dias), as médias diárias foram inferiores à normal (21°C). Desde domingo, dia 24, essas médias voltaram a ser inferiores. Por isso, pode-se dizer que agosto de 2025 está mais frio que o normal e, provavelmente, vai encerrar o mês assim”, informou Ricardo Fietz.

Agosto está mais frio do que em anos anteriores e teve até formação de geada
Avenida Marcelino Pires com pouco movimento na manhã desta terça-feira (Foto: Leandro Holsbach)

Os registros da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que, em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema, agosto repete os dois meses anteriores, com temperatura abaixo da média.

Da mesma forma como ocorreu em junho, o mês de julho foi mais frio que o normal. A temperatura média em Dourados foi de 18,3°C, mais de meio grau inferior à média histórica, de 19°C. A temperatura mínima foi de 5,3°C, em 18 de julho.

Em Rio Brilhante, outra cidade onde a Embrapa mantém estação meteorológica, a temperatura média foi de 17,8°C, mais de um grau inferior à média de 13 anos, de 19°C.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, foi a menor temperatura média de julho desde o início de operação da estação meteorológica em Rio Brilhante, em 2013. Em Ivinhema, a temperatura média foi de 18,8°C, mais de um grau inferior à média dos últimos nove anos, que é de 19,9°C.

A previsão indica temperaturas baixas no início do dia até quinta-feira (28) na região de Dourados. No fim de semana, o calor volta a se estabelecer, com máxima de 30 graus na sexta-feira e de 31 no sábado e domingo.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.