ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Presidente de comitê representará MS em reunião com Lula sobre queimadas

No Planalto, governo alinha estratégias nacionais para prevenir e combater incêndios florestais

Por Kamila Alcântara | 26/08/2025 15:10
Presidente de comitê representará MS em reunião com Lula sobre queimadas
Presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de MS, tenente-coronel Leonardo Rodrigues Congro (Foto: Reprodução)

O tenente-coronel Leonardo Rodrigues Congro, presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul, será o representante do Estado na reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para esta quinta-feira (28), em Brasília. O encontro vai reunir governadores e gestores de biomas mais afetados pelas queimadas, como Amazônia, Cerrado e Pantanal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O tenente-coronel Leonardo Rodrigues Congro, presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul, representará o estado em reunião com o presidente Lula em Brasília. O encontro, marcado para quinta-feira, discutirá estratégias contra queimadas nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. O governador Eduardo Riedel não participará devido a compromissos em Bonito e Campo Grande. O Ministério do Meio Ambiente já ampliou em 70% a capacidade de transporte de brigadistas e dobrou o lançamento de água com aeronaves para combater os incêndios nas regiões afetadas.

Inicialmente, o governador Eduardo Riedel (PP) havia dito que o Estado seria representado pelo vice-governador José Carlos Barbosa (PSD), o Barbosinha, ou pelo secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck. No entanto, a definição oficial é que Congro, que também integra o Corpo de Bombeiros, participará da reunião.

Barbosinha também estará em Brasília, mas ainda não confirmou participação na agenda. Riedel justificou a ausência na agenda de Brasília. Ele estará em Bonito pela manhã e, à tarde, em Campo Grande, onde recebe o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Herman Benjamin.

Reunião nacional - A reunião no Planalto busca alinhar estratégias nacionais de prevenção e combate às queimadas. A expectativa é de que o governo federal, estados e municípios apresentem medidas conjuntas para reduzir os impactos do fogo em áreas sensíveis, especialmente no Pantanal.

Na segunda-feira (25), Riedel avaliou que o Estado atravessou um período considerado positivo, apesar dos focos atuais. “Estamos chegando ao fim da temporada. Claro que temos problemas agora, mas em setembro já começam as primeiras chuvas, o que deve amenizar”, afirmou.

O encontro ocorre em meio a um reforço da estrutura federal de combate. O Ministério do Meio Ambiente ampliou em mais de 70% a capacidade de transporte de brigadistas, dobrou o lançamento de água com aeronaves e colocou em operação mais de 800 viaturas.

A presença de Mato Grosso do Sul é considerada estratégica, já que o Pantanal, compartilhado com Mato Grosso, é um dos biomas mais atingidos pelas queimadas e prioridade das ações de prevenção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.