Após 24 horas, onça-parda que virou atração é resgatada em pé de jaca
Animal foi atingido por vários dardos com tranquilizante por técnicos do Imasul e do Cras que vieram de Campo Grande para o resgate
Terminou às 12h50 desta quarta-feira (31) a aventura de uma onça-parda que por volta de meio-dia de ontem subiu em um pé de jaca na Vila Rosa, região norte de Dourados, a 233 km de Campo Grande. O resgate envolveu policiais militares ambientais, homens do Corpo de Bombeiros e técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Houve até confusão com moradores após um deles ameaçar agredir um policial que tentava impedir a aproximação da população ao local onde estava a onça.
Pelo menos oito disparos de dardos com tranquilizantes foram feitos para sedar o animal. Equipes vieram de Campo Grande hoje de manhã após fracassar a tentativa de resgate feita ontem pela PMA. O último procedimento foi chamar um caminhão usado para manutenção na iluminação pública para se aproximar da onça e fazer a imobilização.
A onça estava a uma altura de pelo menos 15 metros. Após a aproximação de um técnico levado pelo “braço basculante” do caminhão, a onça caiu no quintal de uma casa vizinha e foi capturada, como mostra o vídeo abaixo. A altura em que estava o animal dificultou o resgate, já que os dardos disparados com anestésico demoraram para surtir efeito.
Mesmo grogue por causa do sedativo, o animal permanecia na árvore e só caiu após ser cutucada pela equipe de resgate. Policiais ambientais usaram uma tela para absorver o impacto do animal no chão.
Confusão – Dezenas de moradores se aglomeraram perto do local e chegaram a escalar muros para tentar se aproximar do animal após a captura. Teve até um princípio de confusão após um morador tentar acertar com um capacete um policial militar ambiental que impedia a invasão ao local onde estava o animal. O suspeito fugiu correndo, foi perseguido pela polícia e detido.
A onça virou atração turística. Moradores até do outro lado da cidade foram até o local para fotografar a onça e postar nas redes sociais. Também sobraram críticas ao trabalho da PMA (Polícia Militar Ambiental) pela demora na captura da onça.
Após ser capturada, a onça foi colocada em uma jaula e foi levada para o laboratório de veterinária de uma universidade de Dourados, para ser examinada. Só após a avaliação os técnicos vão decidir se haverá necessidade de levar o animal para o Cras em Campo Grande.
Veja o vídeo: