ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 14º

Interior

Após “mandamentos”, Senad fecha base do tráfico com rede d'água e luz

Acampamento “Favela do Makako” funcionava em área de mata no distrito de Villa Ygatimí, perto de Paranhos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 27/06/2024 15:29
Tomada de energia elétrica em barraco usado por produtores de maconha na fronteira (Foto: Divulgação)
Tomada de energia elétrica em barraco usado por produtores de maconha na fronteira (Foto: Divulgação)

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai desmontou três acampamentos usados por produtores de maconha equipado até com redes de água e energia elétrica na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Denominada “Favela do Makako”, a base usada para alojamento dos trabalhadores e para preparar a droga funcionava em área de mata no distrito de Villa Ygatimí, no departamento de Canindeyú, a cerca de 30 km do território sul-mato-grossense, na região de Paranhos.

Ontem, a agência paraguaia havia localizado em outro ponto da fronteira um acampamento narco onde trabalhavam pelo menos 50 pessoas. O local tinha até uma lista de obrigações a serem cumpridas pelos traficantes, denominada “Os 10 mandamentos”.

Na manhã desta quinta-feira (27), equipes do Departamento Regional da Senad em Salto Del Guairá localizaram os três acampamentos que funcionavam interligados, abastecidos por redes de energia elétrica e água potável.

Estrutrura usada por traficantes tinha nome de "Favela do Makako" (Foto: Divulgação)
Estrutrura usada por traficantes tinha nome de "Favela do Makako" (Foto: Divulgação)

Na “Favela do Makako”, foram encontrados 3.400 quilos de maconha picada e 153 quilos da erva já prensada, pronta para o consumo. A droga e o acampamento foram queimados na presença do promotor antidrogas Néstor Dávalos.

Mandamentos – O acampamento dos “10 mandamentos”, localizado ontem, funcionava em propriedade rural nos arredores de Bella Vista Norte, cidade vizinha de Bela Vista (MS).

A estrutura formada por sete acampamentos interconectados era equipada com gerador elétrico, 21 prensas de ferro usadas para preparar os tabletes, 35 macacos hidráulicos, balanças digitais e guilhotinas. No local, foram encontrados 6,6 mil quilos de maconha em processo de preparo. A tabela com as regras internadas, denominadas “10 mandamentos”, estava afixada na área de cozinha.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias