Instalação de antena de internet "acaba" com praça e revolta moradores
Prefeito afirma que obra é totalmente bancada pela Claro, que oferecerá acesso gratuito aos moradores
Uma das reclamações mais frequentes de quem chega em Bonito é a qualidade da internet, mas a população não quer pagar pela modernidade sacrificando espaços de convívio. Por isso, a instalação de uma antena de internet em praça pública tem causado revolta entre moradores do bairro Marambaia. O equipamento é construído na região norte do município, e divide espaço com um parquinho infantil usado por famílias da comunidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A instalação de uma antena de internet na Praça da Rua dos Cristais, no Bairro Marambaia, em Bonito (MS), tem gerado protestos entre moradores. O equipamento, que divide espaço com um parquinho infantil, preocupa a comunidade devido à falta de isolamento adequado na obra e ausência de consulta pública. Enquanto o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB) defende que a estrutura fornecerá internet gratuita à população, moradores criticam a perda do único espaço de lazer da região. A instalação faz parte de um projeto que prevê cinco antenas em bairros distantes do Centro de Bonito.
De acordo com moradores, as obras começaram recentemente e já foi aberta uma escavação profunda para a base da estrutura, ao lado do parquinho da praça da Rua dos Cristais. A população acha que a obra poderia ser feita em outro ponto, sem prejudicar as áreas de convívio.
O local permanece aberto, sem isolamento adequado, e também preocupa quem frequenta a praça com crianças pequenas.
Ao Campo Grande News, alguns moradores declararam insatisfação com o projeto e afirmam que não houve consulta à população. A psicóloga Aline Carla da Rocha Soares Bento, de 42 anos, contou à reportagem que vê a instalação como uma perda do espaço público.
“Em vez de promover saúde e contribuir para que o espaço público seja adequado à saúde mental e física das pessoas, o local acaba perdendo espaço justamente para uma empresa de telefonia, sendo que há vários estudos mostrando que o uso excessivo do celular ocasiona prejuízos às pessoas”, relata a psicóloga.
Apesar de viver em Aquidauana atualmente, Aline morou grande parte da vida em Bonito e, como possui terrenos no local, participa ativamente das discussões que envolvem os espaços públicos. Ela detalha que o bairro está localizado distante do Centro e é o único lugar de lazer das pessoas que moram ali.
Um morador do Marambaia, que pediu para não ser identificado, de 42 anos, contou à reportagem que sempre vai até a praça com o filho de um ano e que, anteriormente, a antena de internet estava instalada na Associação de Moradores do Marambaia. Ele também relata que, no começo das obras, os moradores sequer sabiam o que seria feito no local.
“Nós ficamos sabendo por meio de um grupo de mensagens que ali seria instalada uma antena. É uma preocupação também, pois será que vai ter segurança? As crianças podem querer subir nessa antena [...] O parquinho fica bem ao lado do buraco onde será colocada a antena. O local permanece completamente aberto, tanto é que fui lá pela última vez na semana passada e não voltei mais, pois não é seguro para as crianças”, finalizou.
Outra moradora, de 60 anos, relata que aquele não é um local adequado para a instalação da antena. “Cada vez mais, a comunidade não tem espaço de lazer. O ideal seria colocar no terreno da frente, mas é privado e não querem gastar”, disse.
Questionado pela reportagem, o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB) afirmou que a instalação proverá internet de graça para a população. Segundo ele, ao todo, são cinco antenas instaladas em bairros distantes do Centro de Bonito.
"Nós vamos colocar uma antena na Marambaia, onde não pega internet. É uma antena da Claro e eles pediram ao município um pedacinho da área pública para instalar [...]. Pelo amor de Deus, é um negócio ganho, de graça para o município. Eu calculo que será uma melhoria para a população", diz o prefeito exaltado diante da reclamção.
O Campo Grande News tentou contato com a Claro, mas até a publicação do material não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações futuras.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


