Prefeitura abandona boleto de papel e lança serviço digital para receber IPTU
Medida reduz gastos desnecessários, pois a maioria dos contribuintes já paga o imposto por meio eletrônico

Em janeiro de 2026, pela primeira vez na história, os moradores de Dourados não vão receber o tradicional carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O boleto da taxa de coleta de lixo também não vai mais ser enviado pelos Correios aos 260 mil habitantes da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A partir do ano que vem, o pagamento dessas despesas será feito de forma digital por meio do portal da prefeitura, conforme anunciou a secretária municipal de Fazenda, Suélen Nunes Venâncio.
- Leia Também
- Prefeitura prevê arrecadar R$ 50 milhões com nova edição do Refis 2025
- Primeiro dia do Refis tem longas filas e contribuintes reclamam de lentidão
Segundo ela, a medida vai evitar gastos desnecessários. Nos últimos quatro anos, o município gastou R$ 4 milhões com impressão dos carnês e boletos, mas 10% do material foi devolvido pelo serviço de entrega por problema de endereço. Além disso, 60% dos contribuintes já fazem o pagamento por Pix, sem usar o papel entregue em casa.
Para substituir os carnês, a prefeitura criou o IPTU Digital e promete praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia para o cofre público. Ao acessar o site oficial, o contribuinte poderá recorrer ao atendimento da assistente virtual “Doura” (inteligência artificial) e acessar os serviços da Central do Cidadão na “palma da mão”.
“A iniciativa vai substituir os carnês impressos com acesso prático e online às guias de pagamento, o que vai gerar economia aos cofres públicos, promover sustentabilidade e facilitar o acesso dos contribuintes aos diversos serviços”, explicou Suélen Nunes.
Conforme a secretária de Fazenda, para garantir que todos os contribuintes tenham acesso e compreensão do novo sistema, a prefeitura elaborou um plano de atendimento descentralizado, que será divulgado em janeiro.
Serão instalados pontos de apoio na cidade e nos distritos para orientar os contribuintes e imprimir os boletos para aqueles que preferirem fazer o pagamento pelo método tradicional. “Nosso objetivo é modernizar a gestão sem perder o atendimento humanizado. Vamos continuar próximos da população, oferecendo suporte e orientação em vários locais”, afirmou o gerente do Cadastro Familiar, Jaime Ribeiro.
Com o IPTU Digital, os contribuintes de Dourados poderão emitir as guias diretamente pelo site oficial da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br). O mesmo serviço vai disponibilizar as guias da taxa de coleta de lixo. A prefeitura ainda não informou qual será o índice de reajuste do imposto em 2026.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

