ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Justiça autoriza exumação após sete anos de disputa por paternidade

Família não obteve resultados conclusivos em exames anteriores, feitos com parentes de 1º grau

Por Gustavo Bonotto | 14/05/2025 21:05
Justiça autoriza exumação após sete anos de disputa por paternidade
Vista aérea de Terenos, município onde o caso tramita. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Justiça de Mato Grosso do Sul autorizou a exumação de um corpo para a realização de exame de DNA em um processo de investigação de paternidade que tramita desde 2017, em Terenos, município distante 31 quilômetros de Campo Grande.

Conforme os autos processuais, o caso envolve uma criança que busca o reconhecimento legal da paternidade de um homem falecido em 2006. A decisão, segundo a Defensoria Pública Estadual, foi tomada após todas as tentativas de comprovação genética com parentes vivos resultarem inconclusivas.

A ação foi iniciada pela mãe da criança, quando o menino tinha 11 anos. Em 2022, foi feito um exame com um irmão do suposto pai, mas o resultado não confirmou a paternidade. Em 2024, novos testes com dois tios também não trouxeram resposta definitiva. "Sem possibilidade de reconstrução do perfil genético do falecido, a Justiça considerou a exumação como único meio restante para esclarecer o caso", diz a defensora pública de Terenos, Ester Quintanilha.

Ainda de acordo com a Defensoria, o Ministério Público deu parecer favorável à medida, e o Judiciário entendeu que a busca pela verdade e o direito à identidade da criança justificam a exumação. "A decisão considerou que o processo já utilizou todos os recursos legais disponíveis e que o exame direto é necessário para concluir a ação", finaliza.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias