ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Justiça manda prender delegado no lugar de traficante

Por Aline dos Santos e Mylena Fraiha | 13/05/2025 06:00

Baita confusão - Delegado da Polícia Federal acabou “preso” em decisão judicial que concedeu liberdade provisória para motorista flagrado com 545 quilos de cocaína. O equívoco aconteceu no cabeçalho do documento, que começou assim: “Cuida-se da prisão em flagrante de Estevão Vaesso Gabriel de Oliveira”. Contudo, esse é o delegado que lavrou o flagrante. Confusões desse tipo costumam gerar danos morais, quando o equívoco é da imprensa, por exemplo.

Prende e solta - A decisão com tal erro esdrúxulo acabou circulando em vários grupos, pela confusão da Justiça, mas, principalmente, pela insatisfação dos policiais que viram o homem ser preso no sábado à noite e solto ainda no domingo, em menos de 24 horas, apesar da meia tonelada de droga apreendida.

Justiça manda prender delegado no lugar de traficante
Eduardo Riedel ao centro, com produtores do filme na Governadoria. (Foto: Reprodução)

Do Sul!! - O governador Eduardo Riedel recebeu os produtores do filme “Do Sul. A Vingança” e fez questão de destacar a conquista: a produção 100% sul-mato-grossense acaba de ser premiada como Melhor Longa Independente no Los Angeles Film Awards 2025 e também é finalista no World Film Festival. O filme estreia nos cinemas nesta semana e já carrega o selo de exportação do audiovisual local, com direito a palmas nos bastidores do Parque dos Poderes.

Cultura com CNPJ novo - A Câmara de Campo Grande vota nesta terça-feira (13) projeto que cria a Fundação Municipal de Cultura (Fundac), substituindo a atual Secretaria Executiva de Cultura. A nova autarquia terá autonomia administrativa, financeira e funcional, além de ficar vinculada à Segov. Se aprovada, a Fundac será responsável por administrar um B.O crônico, a distribuição do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, o FMIC.

Com apoio da indústria - O senador Nelsinho Trad (PSD), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, conseguiu o apoio da Confederação Nacional da Indústria para a missão parlamentar que articula aos Estados Unidos. O objetivo é discutir tarifas comerciais e tentar conter medidas protecionistas que afetam exportações brasileiras, como já ocorreu com o aço e o alumínio.

Visitante – A Câmara Municipal de Campo Grande concedeu o título de Visitante Ilustre ao deputado federal Patrus Ananias (PT). Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Patrus foi homenageado pela trajetória na vida pública e pela visita institucional à Capital. O título é uma das principais honrarias concedidas a personalidades que contribuem com o país e passam pela cidade.

Mais medalhas – A Câmara de Campo Grande criou três novas medalhas para homenagear diferentes setores da sociedade. São elas: Medalha Herói Campo-grandense, destinada a agentes públicos que atuarem com bravura; Medalha Regimento Cidade de Campo Grande, voltada a militares do Exército; e Medalha Laucídio Coelho Neto, para produtores rurais de destaque no município. As homenagens serão entregues em sessões solenes.

Heróis da Capital – A medalha poderá ser concedida a quem prestar relevantes serviços ou demonstrar bravura em resgates, salvamentos e desastres naturais, inclusive em missões de cooperação fora do Estado. A honraria poderá ser entregue postumamente e será acompanhada de diploma e registro no prontuário funcional. O projeto prevê ainda cassação da medalha em caso de demissão ou perda de aposentadoria por infração disciplinar.

Hexacampeão - A Justiça Federal de Três Lagoas rejeitou, pela 6ª vez, um pedido da empresa Paper Excellence para liberar a transferência da Eldorado Brasil Celulose, mantendo a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O juiz Roberto Polini ratificou as liminares que proíbem a conclusão do negócio enquanto não houver autorização expressa do Congresso Nacional e do Incra, devido à presença de terras brasileiras envolvidas na transação.

Novelão - A disputa judicial gira em torno da aquisição da Eldorado, que possui e arrenda cerca de 450 mil hectares — área equivalente a três municípios paulistas. Como o controle passaria a uma empresa estrangeira, ainda que por meio da compra de uma companhia nacional, a operação esbarra na legislação fundiária.

Nos siga no Google Notícias