ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Apesar de maior tremor do ano em MS, moradores de Sonora nem perceberam o abalo

Conforme a Rede Sismográfica Brasileira, os tremores aconteceram às 23h41 de ontem e 8h20 desta terça-feira

Por Clara Farias | 13/05/2025 15:07

Apesar dos registros oficiais de dois tremores de terra no município de Sonora, a cerca de 360 quilômetros de Campo Grande, moradores da cidade afirmam não ter sentido nada fora do normal nesta terça-feira (13). Os eventos sísmicos foram detectados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e pela Rede Sismográfica Brasileira, mas passaram despercebidos pela população local.

Os tremores aconteceram às 23h41 de segunda-feira (12) e às 8h20 de terça-feira (13), com magnitudes de 3.5 mR e 2.1 mR, respectivamente, na escala Richter. O primeiro deles é considerado o mais forte do ano em Mato Grosso do Sul e o segundo mais intenso no país em 2025.

Mesmo com a força registrada nos instrumentos, o evento não causou impacto visível nem sensação perceptível entre os moradores. Elânia da Silva, de 43 anos, que vive há muitos anos em Sonora e é dona de um salão de beleza, relatou não ter notado nadinha. “Não senti nada, já estava dormindo nesse horário. De manhã, também não percebi. Meu filho estava acordado, mas também não sentiu. Aqui ninguém comentou nada, e olha que eu conheço bastante gente. Nunca teve nada assim por aqui”, disse.

A mesma percepção foi compartilhada por Cilene Maria, de 38 anos, moradora da cidade há 13 anos. “Eu não senti nada. E nem os clientes aqui na lanchonete comentaram. Quando acontece algo diferente em cidade pequena, todo mundo comenta. Mas dessa vez, nada. Nem parecia que teve tremor”, contou.

Segundo especialistas, mesmo eventos de magnitude superior a 3.0 mR podem passar despercebidos por parte da população, dependendo da profundidade do tremor, do tipo de solo e da distância até o epicentro.

O abalo mais forte foi registrado na noite de segunda-feira, teve epicentro nas proximidades de Sonora e foi monitorado por equipamentos de precisão do Observatório Nacional e do Serviço Geológico do Brasil.

Embora os dados técnicos confirmem a ocorrência dos fenômenos, a ausência de relatos entre os moradores reforça a percepção de que os tremores, apesar de registrados, foram de baixa intensidade ao ponto de não provocarem susto ou comentários pela cidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias