ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Nioaque celebra 176 anos com rodeio solidário e show de Munhoz e Mariano

Programação também tem apresentação de um balanço de 100 dias de gestão em ato de solenidade

Por Raíssa Rojas | 08/04/2025 06:50
Nioaque celebra 176 anos com rodeio solidário e show de Munhoz e Mariano
Município de Nioaque é conhecido como o Vale dos Dinossauros (Foto: Reprodução)

Seu topônimo deriva da palavra tupi-guarani "anhuac", para o português significa "clavícula quebrada", o nome era a designação do rio, hoje Nioaque, que banha a região. O município celebra 176 com balanço da gestão em ato solenidade e rodeio solidário com a tradição que encanta moradores e visitantes, as montarias. As comemorações finalizam com show da dupla Munhoz e Mariano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Nioaque, MS, celebra 176 anos com rodeio solidário, show de Munhoz e Mariano e ato solene para balanço da gestão municipal. A cidade, conhecida como "Vale dos Dinossauros" devido a pegadas pré-históricas, tem sua história ligada à ocupação do interior do Brasil e à Guerra do Paraguai, abrigando umas das maiores populações indígenas do estado. As festividades incluem atrações musicais e rodeio, com entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

O município é conhecido como "Vale dos Dinossauros" desde 1990. A cidade abriga pegadas de dinossauros do período Cretáceo, há cerca de 140 milhões de anos, as rochas mostram que a região foi margem de um imenso deserto. Os estudos são da revista ciêntífica, "Journal of South American Earth Sciences" que identificaram a espécie encontrada.

Nioaque celebra 176 anos com rodeio solidário e show de Munhoz e Mariano
Modelo da pegada de dinossauro em Nioaque (Foto: Reprodução)

A fundação de Nioaque está ligada ao processo de ocupação e exploração das terras no interior do Brasil.

O local era habitado por povos indígenas, como os Guarani e Kaiowá, que desempenharam um papel importante nas primeiras interações com os colonizadores. De acordo com dados do IBGE de 2010, Nioaque possui uma população indígena de 1.273 pessoas, distribuídas entre áreas urbanas e rurais.

A região ganhou importância econômica com o cultivo de produtos como a cana-de-açúcar, café e a criação de gado.

Nioaque é uma das mais antigas cidades do então estado do Mato Grosso, com duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai, se tornou um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.

Em celebração ao seu aniversário, acontece a realização do ato de solenidade que reúne autoridades locais, lideranças comunitárias e a população para o balanço de 100 dias de gestão da prefeitura.

A comemoração segue com o rodeio solidário cheio de atrações musicais, incluindo o show da dupla Munhoz e Mariano, em uma noite solidária com entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias