Região sul de MS tem 60 milímetros de chuva nas últimas 12 horas
Chove sem parar desde o início da noite de ontem em Dourados e Rio Brilhante
Cidades da região sul de Mato Grosso do Sul têm chuva intensa últimas 12 horas. Em dia com previsão de temporais e alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva é mais consistente em Dourados e Rio Brilhante.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cidades do sul de Mato Grosso do Sul enfrentam chuvas intensas nas últimas 12 horas, com destaque para Dourados e Rio Brilhante. Em Dourados, a precipitação acumulada em abril já ultrapassa 220 mm em algumas áreas, enquanto Rio Brilhante registrou 61 mm nas últimas 24 horas. A chuva causou alagamentos e queda de árvores, encerrando um período de dois meses de precipitações abaixo da média. O alerta laranja do Inmet permanece, indicando risco de temporais na região.
O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registra 14,3 milímetros de precipitação na região sul do município de Dourados apenas de meia-noite até 8h15 desta sexta.
Já a estação instalada no campo experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na região oeste do município, captou quase 25 milímetros de chuva apenas neste feriado. Levando em conta o volume registrado ontem, a precipitação se aproxima de 40 milímetros.
Com a chuva das últimas 12 horas, o volume acumulado em abril supera os 220 milímetros na região oeste e chega a 155 milímetros na região sul de Dourados.
Em Rio Brilhante, a 159 km de Campo Grande, a chuva foi ainda mais intensa. A estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registra 61 milímetros nas últimas 24 horas, sendo 32 apenas nesta sexta-feira. Entretanto, registros feitos em propriedades rurais apontam precipitação superior a 50 milímetros apenas nas últimas 12 horas.

Na área urbana, uma árvore caiu na Avenida Lourival Barbosa e houve alagamento no cruzamento das ruas Jeová da Fonseca Barbosa com Augusto Lopes da Silva.
A chuva registrada em abril na região de Dourados encerra dois meses de precipitação abaixo da média. Da mesma forma como ocorreu em fevereiro, março teve chuvas inferiores às médias, segundo levantamento da Embrapa Agropecuária Oeste.
No mês passado, Dourados teve 103 mm de chuva, 35 mm a menos que a média histórica de março. Em Rio Brilhante, o volume de chuvas foi maior. Choveu 131 mm, apenas 5 mm inferior à média dos últimos 12 anos.
Em Ivinhema, onde a Embrapa também mantém estação meteorológica, o total de chuvas foi menor que em Rio Brilhante. Choveu 107 mm, 12 mm inferior à média dos últimos 9 anos.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.