PMA garante que onça pintada será encontrada amanhã
Em entrevista ao Campo Grande News, no fim da tarde desta sexta-feira, o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental) da Capital, major Carlos Matoso, esclareceu que a onça pintada que fugiu hoje pela manhã do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para a reserva do Parque dos Poderes será encontrada neste sábado, caso estiver na área de 130 hectares.
Hoje, conforme o major, 25 policiais fizeram buscas em apenas 50% da reserva, com o apoio de cinco cães perdigueiros. Amanhã chegarão a Campo Grande cães americanos especializados em acuar felinos e que auxiliam a PMA de Miranda.
No período noturno desta sexta-feira, serão montadas aproximadamente três armadilhas no Parque dos Poderes. Elas serão distribuídas em pontos estratégicos próximos ao local em que o animal ficava, com seu principal atrativo alimentar: carne.
Caso ela não seja encontrada hoje à noite, por meio das armadilhas, as buscas serão retomadas amanhã, a partir das 6h, com previsão de término apenas no fim do dia. O major conta que se a onça pintada estiver no parque, ela vai ser encontrada.
Se a onça não estiver no parque e for encontrada por alguém na rua, ela não irá atacar, de acordo com o major, afinal, desde os dois meses de vida está no Cras e nunca atacou o tratador. O animal tem oito meses e só irá atacar se a pessoa simular um ataque, explica Carlos Matoso.
A fêmea tem 50 quilos e pode ficar até três dias sem comer. Sobre a hipótese de falta de alimentação, o major descarta, informando que pela reserva existem animais como cotias, capivaras e quatis.
"Se ela conseguir se alimentar desses animais vai ser muito bom, pois poderá deixar vestígios. Mesmo assim, a tendência é de que o animal retorne ao hábitat natural em que vivia", concluiu o major, ressaltando que por ser um felino que já tem convívio com o ser humano, a onça não oferece risco.