Novos sistemas de previsões meteorológicas são mais precisos
Você já se acostumou a consultar os aplicativos de previsão do tempo para saber se fará frio ou calor, se choverá ou teremos seca, se a colheita corre perigo, se a cidade ficará inundada outra vez ou se simplesmente poderá estender a roupa lavada. As ferramentas de previsão meteorológica atuais usam milhares de dados de centenas de fontes que tardam horas ou até dias em copiar e processar mediante o uso de bons computadores. Ainda assim, uma previsão de mais de três dias mantém um alto grau de incerteza. Os atuais sistemas são dos anos 1.950, muito antigos. Não a toa, há quem apelide as previsões meteorológicas de “mentirologia”, a ciência das mentiras. Esse tempo está acabando…..
O “Aardvark Weather" de Cambridge e as fazendas.
A revista cientifica “Nature” acaba de publicar uma nova pesquisa desenvolvida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, demonstrando como o “Aardvark Weather”, um novo sistema informático, é milhares de vezes mais rápido e preciso que todos os atuais métodos de previsão meteorológica. Usam, é claro, Inteligência Artificial com oitenta anos de dados climáticos. Além disso, o Aadvark é barato e flexível ajudando os países em desenvolvimento ter melhores previsões. Ele também é capaz de prognosticar incêndios florestais, secas, tornados e outros eventos climáticos. E ainda faz previsões personalizadas, isto significa que cada fazendeiro poderá ter seu Aardvark em suas terras.
A ferramenta da NASA com o Google e a IBM.
Apesar das dificuldades de unir empresas tão ricas em um mesmo projeto, a NASA uniu seus conhecimentos com o Google e a IBM para criar um outro modelo de previsão meteorológica. Essa pesquisa, concorrendo com a de Cambridge, foi publicada na revista cientifica “Sience”. A proposta é realizar previsões dos próximos 10 dias sem erro algum, “mais rapidamente, mais acessível que os enfoques atuais”, segundo o estudo. Esse modelo está sendo chamado “Graph Cast” e superou os atuais em 90% dos casos comprovados. É trabalho para quem não falta dinheiro. Montaram em Bolonha, na Itália, um supercomputador que equivale a um milhão de computadores com uma potencia de 30 “petaflops” - capaz de fazer 30 bilhões de cálculos em um segundo. Faz a previsão do tempo para os próximos dez dias em menos de um minuto para qualquer região do mundo.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.