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A regulação do sono das crianças durante as aulas letivas

Por Lia Rodrigues Alcaraz (*) | 03/02/2025 15:14

O início do ano letivo é um período de transição significativo para as crianças, marcado pela necessidade de adaptação a novos horários, rotinas e demandas escolares, no entanto, os pais passam também por uma grande dificuldade que é: a regulação do sono da criança.

Esse fator emerge de forma crucial para o bem-estar físico, emocional e cognitivo dos estudantes, a falta de atenção a esse aspecto pode comprometer não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde geral das crianças. Portanto, é essencial que pais, educadores e a sociedade como um todo reconheçam a importância de estabelecer hábitos de sono adequados no retorno às aulas.

Em primeiro lugar, é preciso compreender que o sono desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Durante o sono, ocorrem processos neurológicos essenciais, como a consolidação da memória, a regulação emocional e a restauração do organismo. Crianças que dormem bem tendem a apresentar maior capacidade de concentração, melhor desempenho em tarefas cognitivas e maior disposição para enfrentar os desafios do dia a dia escolar. Por outro lado, a privação de sono pode estar associada a dificuldades de aprendizagem, irritabilidade e até mesmo problemas de saúde, como obesidade e enfraquecimento do sistema imunológico.

Regular o sono é um grande desafios, pois, durante as férias escolares, é comum que as rotinas de sono das crianças se tornem mais flexíveis, com horários de dormir e acordar desregulados, a mudança, embora compreensível, pode tornar o retorno às aulas mais difícil, especialmente nos primeiros dias.

 A transição abrupta para um horário mais rígido pode levar a noites mal dormidas, sonolência diurna e dificuldade de adaptação, por causa disso, é recomendável que os pais comecem a ajustar gradualmente os horários de sono das crianças alguns dias antes do início das aulas, criando um ambiente propício para o descanso e estabelecendo uma rotina noturna consistente.

Além disso, a regulação do sono não deve ser vista como uma responsabilidade exclusiva das famílias. As escolas também têm um papel importante a desempenhar nesse processo. A adoção de horários de início das aulas mais adequados ao ritmo biológico das crianças, por exemplo, pode contribuir significativamente para a qualidade do sono. Estudos mostram que muitas crianças e adolescentes não estão biologicamente preparados para acordar cedo, o que pode resultar em privação crônica de sono, e também pode ocasionar diversos outros problemas,  então, repensar os horários escolares e promover ações de conscientização sobre a importância do sono são medidas que podem beneficiar toda a comunidade educativa. É importante destacar que a regulação do sono no início das aulas letivas não é apenas uma questão individual, mas um tema de interesse coletivo.

Crianças bem descansadas estão mais aptas a aprender, interagir e contribuir de forma positiva para o ambiente escolar. Investir em hábitos de sono saudáveis desde cedo é, portanto, uma forma de promover o desenvolvimento integral das crianças e prepará-las para os desafios acadêmicos e pessoais que enfrentarão ao longo da vida.

(*) Lia Rodrigues Alcaraz é psicóloga formada pela UCDB (2011), especialista em orientação analítica (2015) e neuropsicóloga em formação (2024). Trabalha como psicóloga clínica na Cassems e em consultório.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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