ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 21º

Conteúdo Patrocinado

Festival do Sobá traz surpresa para nova fase do prato símbolo da Capital

Evento valoriza tradições, envolve a comunidade e reforça o impacto cultural e econômico em Campo Grande

Post Patrocinado | 28/07/2025 08:00
Festival do Sobá traz surpresa para nova fase do prato símbolo da Capital
O clássico sobá da Feira Central: um prato cheio de história, sabor e identidade campo-grandense (Foto: Juliano Almeida)

O prato mais emblemático da culinária campo-grandense vai muito além do sabor neste ano. O 18º Festival do Sobá, que acontece de 6 a 10 de agosto na tradicional Feira Central, chega com uma promessa especial: o público será surpreendido na abertura do evento com um anúncio que pode transformar o futuro do sobá como símbolo de identidade cultural e motor da economia local.

A celebração deste ano marca uma fase inédita. Desde abril, a Feira Central já vem promovendo ações para integrar a comunidade à história do sobá, prato que é patrimônio imaterial. Entre as iniciativas estão concursos culturais de histórias e fotografias antigas, cujos vencedores serão premiados com até R$ 5 mil e terão seus registros expostos durante o festival.

“Esse é um ano de vitória e superação. Já começamos a festa muito antes do festival e, no dia 6, vamos iniciar uma nova etapa. Teremos a assinatura de um termo de colaboração entre fundações, instituições e o comércio local, que vai abrir caminho para um novo credenciamento das sobarias da cidade. Queremos valorizar quem produz esse prato no anonimato, das obaa-sans que mantêm viva essa tradição”, revelou a presidente Alvira Appel Soares de Melo.

Festival do Sobá traz surpresa para nova fase do prato símbolo da Capital
Monumento ao Sobá: um dos cartões-postais da Feira Central, a escultura homenageia o prato que virou símbolo de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

A surpresa anunciada para a abertura marca um momento histórico para a gastronomia local. A proposta é mapear, reconhecer e estruturar o setor do sobá como parte da cadeia produtiva de Campo Grande, ampliando o impacto econômico, turístico e cultural do prato que se tornou a "cereja do bolo" da feira.

Além do aspecto institucional, o Festival também reforça sua missão de celebrar a cultura sul-mato-grossense com uma programação musical composta exclusivamente por artistas do Estado. Nomes consagrados da música sertaneja como Marcos & Belutti e Gian & Giovani se apresentam no mesmo palco dentro da feira, somando à diversidade de apresentações de dança e música regional.

Festival do Sobá traz surpresa para nova fase do prato símbolo da Capital
Letreiro do Sobá com a Feira Central ao fundo (Foto: Juliano Almeida)

“É uma programação genuinamente nossa. Temos artistas dos quatro cantos de Mato Grosso do Sul e o público vai poder vivenciar uma experiência saborosa, aprazível e memorável. Porque o sobá é isso: acolhimento, memória afetiva e desenvolvimento econômico”, destaca Alvira.

O Festival do Sobá é realizado pela Feira Central, espaço coletivo de pequenos empreendedores que se tornou referência turística e gastronômica. A cada ano, o evento atrai milhares de visitantes que, além de degustar o famoso prato, vivenciam histórias, tradições e memórias compartilhadas entre gerações.

Siga a Feira Central no Facebook e Instagram para ficar por dentro do 18º Festival do Sobá.

Festival do Sobá traz surpresa para nova fase do prato símbolo da Capital
Entrada da Feira Central de Campo Grande ao entardecer (Foto: Juliano Almeida)