ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Área verde é tomada por lixo descartado pelos próprios moradores

Terreno era murado, mas devido a uma enchente há 3 anos a estrutura caiu e o local se tornou lixão

Por Bruna Marques | 26/12/2023 10:47
Lixo descartado no terreno na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: Direto das Ruas)
Lixo descartado no terreno na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho (Foto: Direto das Ruas)

Área verde na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho esquina com a Rua Porto Batista, às margens do córrego Lagoa, no Jardim Bonança, em Campo Grande, vem causando transtornos para quem morra do bairro.

O local virou lixão a céu aberto e, segundo relato à reportagem, são os próprios moradores da região que descartam restos de construção, móveis velhos e até animais mortos no terreno.

Moradora há quase sete anos na região, a dona de casa de 42 anos, que não quis se identificar, disse que o problema virou “cultura no bairro” e que a situação traz riscos para a saúde da população.

“Eu e meu filho de 12 anos já pegamos dengue e ficamos internados, agora tenho uma criança de 2 anos, ele ainda não pegou, mas eu posso passar o que for aqui em casa, dedetizar, mas não consigo lutar contra os pernilongos que vêm de lá. Por conta das chuvas muita coisa que tem lá acumula água e é perigoso”, conta a dona de casa.

Segundo a moradora, ao lado do terreno mora um rapaz usuário de droga, ele é “contratado” por algumas pessoas para dar fim nos lixos que são retirados das residências. “Ele recebe o que o povo quer pagar, alguns dão 10 reais, outros dão corotinho de pinga e ele pega os entulhos e joga no terreno”, contou.

De acordo com a mulher, a situação é autorizada pelo presidente do bairro, uma vez que, a cada quatro meses, com a ajuda do vereador Ademir Santana, o responsável pela região consegue que a limpeza do espaço seja feita.

Parte da calçada também é ocupada por móveis velhos que são jogados no local (Foto: Direto das Ruas)
Parte da calçada também é ocupada por móveis velhos que são jogados no local (Foto: Direto das Ruas)

“Todo mundo joga lixo ali e a cada quatro meses, o vereador que é ex-morador do bairro manda vir os caminhões fazer a limpeza. O presidente do bairro fica se promovendo no grupo de WhatsApp e nas redes sociais querendo falar que ele que conseguiu a limpeza”, acusa a dona de casa.

Ainda conforme relatado pela mulher, as câmeras de segurança da casa dela já flagraram as pessoas indo até o local descartar o lixo. “Quando eu vejo eu falo que vou denunciar, mas eles falam que é autorizado jogar lixo ali. Não tem como eu brigar sozinha”, diz a mulher.

O Campo Grande News procurou o presidente do bairro, Odair Medrado, e ele nega as acusações de que autoriza os moradores a descartarem lixo no terreno. “Eles jogam de madrugada, não está autorizado jogar, não tem nenhum vereador que manda limpar. Já tentamos fechar essa área, mas não conseguimos ainda. Já mandei limpar oito vezes e os próprios moradores são quem jogam lixo ali”, afirma Odair.

Conforme relatou Odair, as pessoas já se acostumaram com o fato de ele mandar limpar e se aproveitam da situação. “Cada vez que eu mando limpar, eles sujam. Eu já falei que se pegar jogando vou chamar a guarda municipal, mas não adianta. Quem falou isso tá faltando com a verdade, quem falou isso é porque também joga lixo lá”, declarou.

Odair finalizou dizendo que antes o terreno era murado, mas devido a uma enchente que ocorreu há 3 anos, a chuva derrubou e desde então, a área passou a ser tomada pelo lixo. “Tem escorpião, ratazana, as pessoas param de carro e descarregam lixo ali”, concluiu.

O presidente do bairro já mandou ofício para a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) para que o muro seja construído de novo, mas até hoje, a demanda não foi atendida.

A Sisep informou que tomará conhecimento da situação para tomar as ações necessárias. Além disso, o vereador Ademir Santana também foi procurado, mas até o momento não retornou a tentativa de contato. O espaço segue aberto.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias