ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Caminhão-betoneira impede acesso de moradores às próprias casas

Imagens registradas pela câmera de segurança de uma das vizinhas mostram o tamanho do maquinário parado na rua

Por Clara Farias | 03/09/2025 15:38
Caminhão-betoneira impede acesso de moradores às próprias casas
Caminhão estacionado em frente de casa (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)

Novamente, moradores de uma rua sem saída no Jardim dos Estados, em Campo Grande, enfrentam transtornos causados por uma obra que parece não ter fim. O problema vem sendo noticiado pelo Campo Grande News desde 2023. Desta vez, um caminhão-betoneira estacionou em frente à entrada de pelo menos quatro casas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Centro de Campo Grande reclamam de transtornos causados por obra em rua sem saída. Caminhão-betoneira bloqueou acesso a quatro residências, impedindo entrada e saída de veículos. Além disso, moradores relatam falta de internet devido à queda de um poste, ocasionada por um caminhão da obra. A escuridão na rua à noite aumenta a sensação de insegurança. A obra, que já havia gerado reclamações em 2023 pela retirada de 27 árvores, causa transtornos como acúmulo de lixo nas calçadas e obstrução da via. Moradores pedem que a construtora avise previamente sobre interdições na rua para evitar contratempos. Em 2023, a Semades autorizou a supressão das árvores, negando se tratar de área de preservação.

O empresário Eduardo Martins Nepomuceno, de 22 anos, desabafou sobre a situação. “Além do barulho que incomoda a todos, a bagunça que eles estão fazendo aqui: [eles] param dois, três caminhões de uma vez”, disse.

Imagens registradas pela câmera de segurança de uma das vizinhas mostram o tamanho do maquinário parado na rua. A moradora, de 40 anos, que preferiu não se identificar, contou estar sendo diretamente afetada.

Caminhão-betoneira impede acesso de moradores às próprias casas
Caminhão estacionado na Rua Iara (Foto: Direto das Ruas)

“Cheguei em casa às 13h30 e não pude entrar com o meu carro. Tive que parar longe. [...] Estão até agora e não só na minha casa. Ele está bloqueando a entrada e saída de quatro casas da rua”, relatou.

Eduardo reforça que a via é curta, com apenas seis residências. “Eles travam tudo. A gente não consegue passar. Os rapazes da obra jogam lixo nas nossas calçadas. Hoje, por exemplo, estamos sem internet porque um dos caminhões derrubou o poste da rua. À noite, fica tudo escuro. É perigoso sair de casa”, reclamou.

Célia Regina, 56 anos, dona de casa, também reclama da situação. “É só mais um dia. Eles usam a rua como se fosse um canteiro de obras, jogam terra, ocupam tudo. É uma rua sem saída. Hoje eu saí e meu carro está lá, mas não tenho como passar porque a rua é estreita e eles tomam todo o espaço. Estou isolada. Tiraram o meu direito de ir e vir”, desabafou.

Segundo ela, a via está sem iluminação desde a semana passada, após a queda do poste. “A gente sugeriu que avisassem com antecedência quando fosse necessário fechar a rua porque a gente marca compromissos e acaba não conseguindo nem sair de casa”, relatou.

O Campo Grande News procurou a empresa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

Caminhão-betoneira impede acesso de moradores às próprias casas
Comparativo mostrando área com árvores e após retirada das espécies na Travessa Dona Sabina (Foto: Arquivo pessoal)

Em 2023, os mesmos moradores já questionavam a legalidade da obra na Travessa Dona Sabina e na Rua Iara, no Jardim dos Estados. A insatisfação começou após a retirada de 27 árvores de um lote para a construção de sobrados. Na época, eles alegavam que o terreno era uma APP (Área de Preservação Permanente) e pediam a realização de um estudo de viabilidade do empreendimento.

A supressão das árvores, no entanto, foi autorizada pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), que negou ao Campo Grande News que o local fosse uma APP.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.