Empreendedora vai atrás de curso e encontra incubadora abandonada
No Jardim Santa Emília, prédio está com mato alto em frente à fachada e também na área interna
A busca por profissionalização terminou em decepção ao ver o estado de abandono da Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, localizada no Jardim Santa Emília. A sugestão foi enviada por leitor através do Canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, localizada no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, está em estado de abandono, conforme relatado por uma moradora local. O local, que deveria oferecer cursos de profissionalização, como o de higiene e manipulação de alimentos, está com portas fechadas, mato alto e sem segurança, apesar de constar na internet como em funcionamento. A situação preocupa, especialmente por estar próxima a uma escola. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.
Elza Marcos da Silva, 40 anos, mora no Bairro São Conrado, vizinho ao Bairro Santa Emília. Nesta semana, ela procurou a incubadora para atualizar o curso de higiene e manipulação, porém encontrou o local de portas fechadas e com mato alto em volta e na parte interna. “Eu trabalho com alimentos e a vigilância exige o curso de higiene e manipulação. Eu fiz o curso lá há um tempo, mas como tem prazo, fui lá”, explica.
O prédio fica na Avenida General Alberto Carlos Mendonça Lima e, aos fundos, está situada uma escola municipal. A empreendedora afirma que pesquisando o endereço na internet, a incubadora aparece com horário de funcionamento a partir das 7h.
Mas, na prática, não foi bem assim. “A minha surpresa é que conta como se estivesse funcionando. Fui surpreendida, que decepção, abandono total. Era um local equipado, excelente para quem era microempreendedor”, fala.
Elza não recorda há quanto tempo fez o primeiro curso, porém diz que o cenário era completamente diferente. “Tinha várias empresas quando fui lá, era bem equipado e está abandonado mesmo”, completa.
Além do mato alto, é possível ver nas imagens enviadas que parte da grade está cortada. Questionada se tinha algum funcionário fazendo a segurança do local, Elza enfatizou que não, que o local está abandonado. “Ali é muito perigoso e tem escola ao lado”, pontua.
No Bairro Jardim Santa Emília, a Incubadora Municipal Norman Edward Hanson atendia o segmento de produtos alimentícios. Através do Decreto 8.982, de 2024, o SMIE (Sistema Municipal de Incubação de Empresas), essa incubadora e outras três foram implementadas na Capital.
Em 2018, o prédio passou por uma reforma como parte das ações de comemoração aos 119 anos de Campo Grande. Na ocasião também foi entregue a Sala do Empreendedor.
Ao Campo Grande News, a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) informou que o serviço de atendimento ao empreendedor não precisa de um espaço físico grande, agora ocorre de forma descentralizada, digital e híbrida, com mentorias, capacitações e consultorias sendo realizadas por meio de plataformas online e atendimento remoto.
"Os serviços de atendimento ao Microempreendedor Individual para a região continuam sendo oferecidos normalmente no CRAS São Conrado, das 07h às 11h e das 13h às 17h, garantindo suporte e orientação para os micro e pequenos empresários da cidade", garantiu.
*Matéria editada às 18h23 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.