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Economia

Aprovado financiamento de R$ 85,3 milhões para recuperação da MS-306

Portaria referenda aprovação prévia dada em abril para obras na rodovia, sob responsabilidade da Way-306

Por Silvia Frias | 27/12/2024 09:31
Desde 2020, a Way-306 administra uma extensão de 219,5 quilômetros da rodovia (Foto/Divulgação)
Desde 2020, a Way-306 administra uma extensão de 219,5 quilômetros da rodovia (Foto/Divulgação)

Resolução da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) aprova a utilização de R$ 85,388 milhões do FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste) para obras de modernização, recuperação e conservação da MS-306. O financiamento será feito pela empresa concessionária da rodovia, a Way-306.

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A Sudeco aprovou R$ 85,388 milhões do FDCO para modernizar a MS-306, financiados pela concessionária Way 306. Este valor representa metade do investimento total estimado em R$ 170,7 milhões para as obras de recuperação e conservação da rodovia em Mato Grosso do Sul. A aprovação, publicada no Diário Oficial da União, segue uma consulta prévia de abril e apesar do financiamento, algumas obras, como cercamento e passagens de fauna, sofreram adiamento devido a uma revisão contratual.

Desde 2020, a Way-306 administra uma extensão de 219,5 quilômetros da rodovia MS-306 desde o km zero até o entroncamento com a BR-158, incluindo municípios do nordeste do estado de Mato Grosso do Sul, como Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia.

Em abril, a Sudeco já havia aprovado a consulta prévia para o financiamento, o que foi confirmado com a publicação de hoje (27) do Diário Oficial da União, assinada pela direção da Sudeco, Luciana de Sousa Barros.

A portaria esclarece que o fundo tem capacidade de aportar os recursos de acordo com o cronograma físico-financeiro do projeto de obras da MS-306.

Apesar do financiamento aprovado de R$ 85,3 milhões, o investimento total necessário para o empreendimento é estimado em R$ 170,7 milhões.

Em 2024, a rodovia recebeu R$ 107 milhões em investimentos, usados em 108,52 km de acostamento, 4,3 km de faixas adicionais, três obras de arte especiais com alargamento em pontos críticos e 12,3 km do contorno de Chapadão do Sul, inaugurada em outubro.

No dia 26 de março, a concessionária anunciou o adiamento das obras após pedido de revisão contratual extraordinária, feito em 2022,  à Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

Entre as ações repactuadas, que levarão mais tempo para serem aplicadas, estão o cercamento (implantação de cercas) de 110,67 km do km-18, prorrogados do ano 4 de concessão para o ano 9; no mesmo trecho uma passagem de fauna só ficará pronta em 2029, assim como 119,16 km de acostamento, dos 130,50 previstos.

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