ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Cidade preferida para ir às compras em MS sofre com internet ruim

Serviço oferecido em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, está abaixo do padrão da Anatel

Osvaldo Júnior | 24/11/2017 16:53
Ponta Porã, cidade de turismo de compra e na fronteira do Brasil com Paraguai, tem muitos problemas com a internet (Foto: Divulgação)
Ponta Porã, cidade de turismo de compra e na fronteira do Brasil com Paraguai, tem muitos problemas com a internet (Foto: Divulgação)

As estatísticas corroboram as avaliações de moradores do município: a internet em Ponta Porã é falha. O índice médio de conexão na cidade, com forte turismo de compra e com 90 mil habitantes, além de estar abaixo da média do Estado, é inferior ao mínimo exigido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai e a 323 quilômetros de Campo Grande, é atendido por quatro operadoras, duas delas com cobertura 4G. 

Conforme dados da Anatel, em setembro, a taxa média de conexão de dados foi de 96,12% – de acordo com a Agência, esse índice não deve ser menor que 98%. A taxa de Mato Grosso do Sul foi, no mesmo período, de 98,18%, pouco acima do patamar de referência. 

Ponta Porã tem 54 ERBs (Estações Rádio Base), das operadoras Claro (24), Vivo (22), Oi (5) e TIM (3). As duas últimas só têm antenas 2G. Quanto a Claro e a Vivo, as coberturas respectivas são: 2G (10 e 10), 3G (6 e 8) e 4G (8 e 4). 

Pelos dados da Anatel, com exceção da Claro, as operadoras, que atendem Ponta Porã, têm apresentado índices de conexão abaixo do nível de referência. Em um ano, a TIM conseguiu ficar acima do mínimo exigido em apenas três meses (novembro e dezembro de 2016 e janeiro de 2017). A Oi e a Vivo não alcançaram nenhuma vez o patamar de 98%. O melhor resultado da Oi foi de 97,97% em novembro de 2016 e da Vivo, de 92,36% em setembro deste ano. 

Apesar de contabilizar os menores índices, a Vivo é a que mais avança em melhoria da taxa de conexão em Ponta Porã. A situação da TIM é inversa: com algumas oscilações, a trajetória de conexão da operadora tem caído acentuadamente. 

Fonte: Anatel
Fonte: Anatel

Reclamações – Na prática, esses tantos índices, inferiores à referência da Anatel, representam dor de cabeça aos usuários de internet de Ponta Porã. A avaliação geral é negativa. No comércio, o problema chega a comprometer as vendas.

"É péssima", define a empresária Silvia Albuquerque, proprietária de uma loja de confecção no município. "Toda semana, é a mesma coisa:a a internet cai e volta, volta e cai", reclama. Ela conta que uma loja próxima à dela fechou as portas e uma das razões foi o problema da internet. "Caía o tempo todo. O dono não aguentou e fechou a loja", lembra-se.

"A internet aqui é sempre lenta", afirma Sandra Aquino, que trabalha no setor de crediário de uma loja de roupas de Ponta Porã. "Quando o cliente compra no cartão, muitas vezes a maquininha demora ou fica fora do ar. Isso atrapalha as vendas", detalha.

A gerente de uma loja de móveis, Lucimar Stela, conta que, na semana passada, a internet ficou mais de hora sem funcionar. "Não sei o que acontece aqui em Ponta Porã, mas sempre tivemos esse problema com a internet. E de uns dias para cá tem piorado", observa.

Operadoras – O Campo Grande News procurou as operadoras Claro e Vivo (as que têm cobertura 4G) em Ponta Porã.

Em nota, a Vivo afirmou que "preza pela qualidade dos serviços prestados aos seus clientes em Ponta Porã e em todo o estado de MS e que tem trabalhado para melhoria de rede no município, executando projetos de ampliação da capacidade de serviços na região".

A Claro respondeu que sua rede funciona normalmente em Ponta Porã. "A operadora esclarece que cumpre com os indicadores estipulados pela Anatel, segundo o último levantamento da agência sobre o Monitoramento de Redes do Serviço Móvel Pessoal", afirmou em nota.

A operadora acrescentou que "trabalha continuamente para garantir a qualidade dos serviços prestados e proporcionar a melhor experiência em serviços de telecomunicações aos seus clientes no estado".

Nos siga no Google Notícias