Com 25 reclamações em média por dia, Procon investe em educação financeira
A maioria das reclamações de consumidores envolve concessionárias de energia elétrica, água e telefonia
Todos os dias, em média de 25 consumidores pedem ajuda ao Procon de Campo Grande (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) para resolver questões que, na maioria das vezes, envolvem energia elétrica, fornecimento de água e telefonia. Durante este ano foram feitas 1.300 conciliações, metade das pessoas atendidas fez acordo e o restante das demandas foi judicializado. O subsecretário José Costa Neto diz que o órgão investe em orientação para evitar endividamentos.
O mutirão mais recente do Procon Municipal para agilizar a negociação entre credores e devedores fez em torno de mil atendimentos durante três dias. Em março do ano que vem, na semana do consumidor, um novo mutirão será feito com a participação de instituições bancárias.
No início de 2024, palestras serão feitas em escolas públicas e cartilhas distribuídas aos estudantes para ensinar educação financeira aos jovens. “Procon punitivo não é mais o nosso foco, o objetivo é orientar”, diz o subsecretário.
Durante este ano, 289 consumidores foram atendidos no núcleo de endividados e superendividados do Procon. “Pessoas de todas as classes sociais procuram o núcleo que considera situação crítica quando o salário do consumidor está todo comprometido, restando apenas 600 reais”, conta José Costa Neto.
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