Arara monitorada há cinco anos vira presa de jiboia no Parque dos Poderes
Vídeo, com poucos segundos de duração, mostra a serpente completamente enrolada no corpo da ave
Uma jiboia foi flagrada comendo uma arara-canindé no Parque dos Poderes, na Capital. O registro foi feito pela bióloga Thaís Buzzeti e enviado ao Campo Grande News nesta sexta-feira (31). O vídeo, com poucos segundos de duração, mostra a serpente completamente enrolada no corpo da ave.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma jiboia foi flagrada predando uma arara-canindé no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O registro foi feito pela bióloga Thaís Buzzeti, que presenciou o ataque ocorrido próximo ao estacionamento do local. A ave, que era monitorada pelo Instituto Arara Azul desde 2020, caiu de uma altura de 4,5 metros durante o incidente. O episódio, segundo a especialista, faz parte do processo natural da cadeia alimentar e não deve sofrer interferência humana. O Parque dos Poderes, com 135 hectares de área preservada, é um importante habitat para diversas espécies da fauna silvestre na região urbana da capital sul-mato-grossense.
Esse caso foi sugerido por uma leitora que enviou mensagem através das redes sociais. Também é possível entrar em contato pelo canal Direto das Ruas.
À reportagem, Thaís contou que o flagrante ocorreu na última terça-feira (28), próximo ao estacionamento do parque. Segundo ela, o ataque aconteceu na árvore em que um grupo de araras se alimentava de frutos. As aves caíram de uma altura de aproximadamente 4,5 metros durante o ataque. A arara não apresentava sinais de ferimentos antes do ocorrido.
A bióloga destacou que a cena faz parte do processo natural da cadeia alimentar e que, por mais que desperte comoção, não se deve intervir. “As pessoas ficaram bem impressionadas, querendo salvar a arara. É importante dizer também que faz parte do processo natural da cadeia alimentar e que é muito necessário não intervir de nenhuma forma”, afirmou.
Thaís explicou ainda que a arara era anilhada pelo Instituto Arara Azul, que possui o registro do ninho. Segundo o instituto, o animal era monitorado desde 2020. Ela reforçou a importância de divulgar o episódio com foco educativo e conservacionista, mostrando o valor do parque para a fauna silvestre.
“Entender o meio ambiente e a natureza é a principal ferramenta da educação ambiental”, completou.
O Parque dos Poderes fica na região do Parque Estadual do Prosa, possui cerca de 135 hectares e é uma das principais áreas de preservação dentro da área urbana de Campo Grande. O parque abriga diversas espécies, como araras, tamanduás, capivaras, bugios e serpentes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

