Comércio de Mato Grosso do Sul registra crescimento em setembro
O mês de setembro registrou crescimento de 0,7% no comércio de Mato Grosso do Sul, comparado ao mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados hoje (11) pela pesquisa Conjuntural do Comércio MS, IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS).
O índice registrado no Estado é maior que a média nacional, que registrou retração de - 0,3%. Os setores que puxaram o índice nacional para baixo foram os de veículos, motos, partes e peças (- 14,2%), materiais de construção (-8,7%), e ainda móveis e eletrodomésticos e livros, jornais e papelaria (ambos com -8,1%).
Apresentaram alta em âmbito nacional: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, perfumes e cosméticos (8,5%).
Em Mato Grosso do Sul três setores apresentaram queda: Equipamentos, materiais para escritório, informática e comunicação (-12%), Veículos, motos, partes e peças (-3%) e Material de Construção (-2,9%). Os que mais apresentaram alta foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), seguido pela atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico (4%).
A pesquisa aponta ainda a variação do estoque de emprego no comércio em setembro. e Mato Grosso do Sul foi o único estado do Centro-Oeste que registrou variação positiva de 0,26%. O pior índice ficou com o Distrito Federal (- 0,35%). A remuneração média em MS também apresentou crescimento de 1,29%.