Dinapec será realizada em março para fomentar troca de experiências no campo
Evento será realizado entre os dias 7 e 9 de março na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e visa a expor cerca de 40 opções de pesquisa que visam a incentivar a produção rural no Estado
A ser realizada entre os dias 7 e 9 de março em Campo Grande, a 13ª Dinapec (Dinâmica Agropecuária) cria oportunidade de levar ao produtor rural “conhecimento e tecnologia que faça a diferença no campo” e resulte em ganhos de produtividade e, desta forma, aumentem a renda dos empreendedores. A informação é de Rony Robson Mamede, chefe-geral da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde será realizada a feira. A apresentação do evento acontece nesta manhã na Casa Rural.
Com o objetivo de compartilhar experiências, conhecimento e soluções para o agronegócio nacional, o evento é realizado pela Embrapa e Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), com o apoio do governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do lançamento do evento. “São mais de 40 opções dinâmicas, como produção de milho e fixação biológica do nitrogênio”, explicou Mamede.
O evento terá painéis e mesas redondas para fomentar a troca de experiências e apresentação das tecnologias. “Trata-se de uma feira tecnológica, não comercial, que permite transmitir tecnologia para todo mundo”, reforçou Mamede.
“Será, mais uma vez, um evento de grande sucesso, que inclui economia, questões socioambientais e a transferência da tecnologia e do conhecimento para os produtores”, reforçou o presidente da Famasul, Maurício Saito.
Histórico – A Dinapec surgiu em 2006, ainda com o nome Agroinovação. Os esforços ao longo do tempo, conforme Mamede, também servem de vitrine para a pesquisa agropecuária brasileira. “Ela mostra e conscientiza a sociedade sobre quanto os brasileiros já avançaram em tecnologia”, destacou Mamede, segundo quem também deve ser realizada a segunda edição da Dinapec Kids. “No ano passado tivermos 400 alunos com idades de 4 a 5 anos de quatro escolas, para ampliar o interesse das crianças no setor”.
Neste ano, o tema da Dinapec é Agropecuária de Baixo Carbono. Nos 35 hectares da feira, o visitante encontrará tecnologias para uma produção integrada e sustentável, capazes de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa. Entre os eventos, haverá também um painel voltado para mulheres, com incentivo a troca de experiências entre produtoras e pesquisadoras.
A Dinâmica Agropecuária tem o apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), bem como da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) e do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja do Estado).