ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 19º

Saúde em Equilíbrio

Como o relaxamento pode proteger sua saúde

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 09/07/2025 15:13

Você sabia que o relaxamento do corpo desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e do bem-estar geral do nosso organismo? Quando conseguimos desacelerar e reduzir o estresse, estamos promovendo benefícios significativos para diversos sistemas do organismo.

O estresse contínuo pode levar ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos, alterando nosso Sistema cardiovascular e circulatório.

O relaxamento contribui para a melhora na respiração, que tende a se tornar mais profunda e controlada. Isso aumenta a oxigenação do sangue e auxilia na eliminação de toxinas, melhorando o funcionamento dos pulmões e favorecendo uma sensação de bem-estar. O estresse provoca tensão muscular, que pode levar à dor, fadiga e rigidez.

A segurança emocional proporcionada pelo relaxamento influencia positivamente no metabolismo. O relaxamento ajuda a equilibrar os níveis hormonais, como o cortisol, que está associado ao estresse, contribuindo para a manutenção do peso, controle do apetite e redução de doenças relacionadas ao metabolismo.

Nossa dica de hoje é: Procure incorporar práticas de relaxamento na rotina diária, elas são essenciais para manter o equilíbrio e a saúde de múltiplos sistemas do corpo. Essas ações não apenas aliviam o estresse imediato, mas também previnem doenças crônicas, promovendo uma vida mais saudável, tranquila e equilibrada.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias