Em reunião, Riedel firma acordos com governadores de países da Rota
Entre protocolos assinados, um prevê criação de GT para viabilizar a exportação de gás da Argentina ao Brasil

Na manhã desta quarta-feira (19), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu com sete governadores de províncias e departamentos do Chile, Argentina e Paraguai, que integram a Cúpula de Governadores da Rota Bioceânica, para a assinatura de protocolos de parceria econômica e comercial entre as regiões.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reuniu-se com governadores de Chile, Argentina e Paraguai para firmar acordos econômicos e comerciais no âmbito da Rota Bioceânica. Durante o encontro, foram assinados um Protocolo de Intenções com a Província de Jujuy, visando cooperação institucional e desenvolvimento econômico, e um Memorando de Entendimento com o Paraguai para exportação de gás natural. O evento, parte do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, busca promover a integração regional e conta com a participação de 1.400 pessoas de 22 países.
O encontro, que acontece a portas fechadas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, faz parte do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico.
Além de Riedel, a reunião conta com a presença do secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, que também é responsável por conduzir o encontro.
Estão presentes representantes de sete regiões do Chile, Argentina e Paraguai, sendo eles: José Miguel Carvajal Gallardo, governador de Tarapacá (Chile); Ricardo Díaz Cortés, governador de Antofagasta (Chile); Carlos Alberto Sadir, governador da Província de Jujuy (Argentina); Júlio San Milan, secretário que representa o governador da Província de Salta (Argentina), Gustavo Sáenz; Bernardo Antonio Zátare Rudas, governador do Departamento de Presidente Hayes (Paraguai); Harold Bergen, governador do Departamento de Boquerón (Paraguai); e Federico Arturo Méndez González, governador do Departamento de Alto Paraguay (Paraguai).
Durante a reunião, também serão assinados dois documentos importantes: o Protocolo de Intenções entre Mato Grosso do Sul e a Província de Jujuy e o Memorando de Entendimento entre Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai.
O Protocolo de Intenções com a Província de Jujuy tem como objetivo fortalecer a cooperação institucional e promover o desenvolvimento econômico e social. Entre as ações previstas estão a integração industrial, infraestrutura regional, intercâmbio comercial e empresarial, além da cooperação nas áreas de saúde, educação e turismo. Todas as iniciativas serão implementadas seguindo planos específicos e respeitando as normativas de cada país.
Já o Memorando de Entendimento entre Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai prevê a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para viabilizar a exportação de gás natural da formação geológica de Vaca Muerta, na Argentina, para o Brasil, passando pelo Paraguai. O GT será responsável por avaliar as condições do projeto, identificar outras reservas de gás e buscar formas de acelerar sua implementação.
Evento – Teve início ontem (18) o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Até esta quinta-feira (20), o evento reunirá cerca de 1.400 participantes de 22 países das Américas, Europa, África e Oceania.
A realização é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento e a integração regional entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando as oportunidades e desafios gerados pelo Corredor Bioceânico de Capricórnio, trajeto rodoviário estratégico para o comércio internacional.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.