ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Riedel espera por rápida reabertura do mercado externo para frango de MS

Doença foi confirmada no Rio Grande do Sul e países suspenderam importações

Por Aline dos Santos e Silvio Andrade, de Corumbá | 17/05/2025 16:50
Riedel espera por rápida reabertura do mercado externo para frango de MS
Governador Eduardo Riedel durante evento em Campo Grande neste sábado. (Foto: Osmar Veiga)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou neste sábado (dia 17), em Corumbá, que espera pela reabertura num prazo curto do mercado internacional para a carne de frango produzida em Mato Grosso do Sul. Apesar de o foco da gripe aviária ser em granja comercial no Rio Grande do Sul, países como China e União Europeia suspenderam as importações de frango proveniente de todo o Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel manifestou otimismo quanto à rápida reabertura do mercado internacional para a carne de frango produzida em Mato Grosso do Sul, após suspensão das importações por países como China e União Europeia devido a um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul. Mato Grosso do Sul, que mantém protocolo permanente contra a doença, exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango no primeiro trimestre de 2024, gerando receita de US$ 103,3 milhões. A China foi responsável por 16,3% desse faturamento, adquirindo 7,17 mil toneladas do produto.

“Afeta grandes mercados produtores, como o Mato Grosso do Sul. Então, temos que aguardar o desdobramento, porque normalmente quando isso acontece, se o protocolo sanitário é realizado, eles reabrem num prazo curto. Se isso acontecer, o impacto é menor. Mas se houver novos problemas ou o protocolo tiver alguma dificuldade, ele pode se agravar. Mas a expectativa é que a gente consiga rapidamente, enquanto País, dar essa resposta e normalizar a exportação”, afirma Riedel.

Ainda de acordo com o governador, Mato Grosso do Sul mantém protocolo permanente contra a gripe aviária. Ele foi a Corumbá para acompanhar o Festival América do Sul.

Em 2023, o Estado teve caso em aves domésticas no município de Bonito, a 257 km de Campo Grande. Na ocasião, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou a presença do vírus da IAAP - H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) nos animais, criados para subsistência.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), MS exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e março deste ano, com faturamento de US$ 103,3 milhões, um aumento de 33% na receita e 27% no volume em relação ao mesmo período de 2024. A China foi responsável por 16,3% dessa receita, com a compra de 7,17 mil toneladas, o equivalente a cerca de 200 carretas carregadas com o produto.

Conforme o Ministério da Agricultura, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias