ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem

São 42 cursos ofertados para 871 vagas disponíveis

Por Izabela Cavalcanti e Geniffer Valeriano | 23/11/2025 08:43
Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem
Inscritos no vestibular da UEMS entrando na universidade (Foto: Juliano Almeida)

A manhã deste domingo (23) começou movimentada nos locais de prova do UEMSVest 2026, vestibular da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Entre os candidatos, a sensação predominante era de tranquilidade, com muitos atribuindo isso à experiência recente com o Enem, que, segundo eles, vai ajudar a encarar o vestibular com mais segurança e familiaridade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O UemsVest 2026, vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), teve início neste domingo (23) com candidatos demonstrando tranquilidade, atribuída à experiência recente com o Enem. Os portões foram abertos às 7h, sem grandes transtornos no trânsito ou presença de ambulantes. Entre os participantes, Ana Julia, de 18 anos, candidata a Medicina, destacou sua preparação intensa, enquanto Lucas, de 17, que busca Direito, reforçou a importância das revisões. Com 7.360 inscritos para 871 vagas em 42 cursos, o pró-reitor Walter Guedes ressaltou o aumento na procura por cursos públicos. O resultado preliminar será divulgado em 26 de novembro, e o oficial em 5 de janeiro, com matrículas iniciando em fevereiro de 2026. Candidatos como Ana Sara e Lucas Alves enfatizaram a expectativa por temas regionais e a confiança adquirida no Enem.

Os portões foram abertos às 7h e fechados às 8h, e apesar do fluxo grande de veículos, o trânsito não chegou a ficar caótico. Além disso, também não tinha a presença de ambulantes, apenas uma pessoa vendendo água e canetas.

Ana Julia da Silva Passos, de 18 anos, chegou ao local de prova confiante. Candidata ao curso de Medicina, ela contou ter se dedicado durante todo o ano.

“Eu estudei durante o ano inteiro, fiz cursinho e eles preparam bastante a gente. Então, me sinto pronta. Minhas expectativas estão lá em cima para esse vestibular”, disse confiante.

Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem
Ana Julia, sorridente, antes de prestar vestibular na UEMS (Foto: Juliano Almeida)

Apesar da preparação intensa, Ana Julia acredita que a área de Exatas deve ser o maior desafio. Esta é sua primeira vez prestando o vestibular da UEMS, mas ela já passou por outros processos seletivos, como por exemplo, o do Enem.

“São provas diferentes, mas como a gente já vem se preparando para outros vestibulares, como o primeiro da UFGD, já vem apresentando uma carga a mais. Hoje estou tranquila, muito bem em paz, o que com certeza também ajuda na hora da prova”, completou.

O estudante Lucas Vieira, de 17 anos, que tenta uma vaga em Direito, também chegou confiante. Sua preparação foi baseada em revisões e exercícios.

“A preparação foi estudando provas de anos anteriores, mas contei com a ajuda de muitos professores”, contou.

Segundo ele, participar do Enem neste ano ajudou a ampliar a percepção sobre os conteúdos. “Acho que isso ajuda bastante a ter uma noção a mais do que pode cair aqui.” Mesmo diante da expectativa, Lucas disse estar “até tranquilo” com o momento.

Ana Sara Pires, também de 17 anos, tenta uma vaga no curso de biologia e trouxe consigo a recomendação da mãe: estudar bastante história regional.

“Minha mãe mandou que eu estudasse bastante história regional porque, segundo ela, cai bastante”, disse.

Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem
Ana Sara em frente à UEMS aguarando para entrar e fazer vestibular (Foto: Juliano Almeida)

Para ela, o vestibular da UEMS representa uma importante segunda chance, já que o desempenho no Enem não foi como esperava. “Acredito que no Enem eu não fui muito bem, mas acho que aqui vai dar bom”, destacou.

Ana Sara também planeja prestar o vestibular da UFMS, buscando ampliar suas possibilidades de ingresso. Sobre a experiência acumulada, ela afirma: “O Enem ajudou bastante a me deixar mais tranquila, porque você se prepara e já tem uma noção de como vai ser lá dentro”.

O estudante Lucas Alves Aquino, 17 anos, tenta uma vaga em Biologia e aposta em uma prova com forte presença de temas regionais e sociais.

“Eu acho que vai ser uma prova fácil. Já que o tema do ano passado foi regional, esse ano acho que vai ser um tema social”, opinou.

Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem
Lucas Alves em frente da UEMS para prestar vestibular (Foto: Juliano Almeida)

Mesmo com certo nervosismo, o candidato avalia que o Enem ajudou a fortalecer sua base, apesar das diferenças entre os exames. “Acho que o Enem me preparou um pouquinho para essa prova também, por ter sido um pouco mais difícil.”

Inscritos – Segundo o pró-reitor da instituição, Walter Guedes, são 42 cursos ofertados para 871 vagas. Ao todo, 7.360 candidatos se inscreveram para disputar uma dessas oportunidades.

“Tivemos cursinhos preparatórios. Todo ano estamos ofertando e, a cada ano, há uma procura maior. Do ano passado para este ano, nós estamos percebendo um retorno e uma procura maior pelos cursos das universidades públicas”, disse.

Ainda de acordo com Walter, o resultado preliminar do gabarito vai sair no dia 26 de novembro, e o resultado oficial no dia 5 de janeiro. As matrículas iniciam logo em fevereiro de 2026.

As provas estão sendo aplicadas em 20 municípios do Estado, sendo realizadas simultaneamente em unidades da UEMS em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Candidatos encaram vestibular da UEMS com tranquilidade após experiência no Enem
Pró-reitor da UEMS e integrante da equipe da Fapec fechando os portões (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.