ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

MS cria Rede Estadual de Transformação Digital para padronizar sistemas

A rede será liderada pela Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica

Por Izabela Cavalcanti | 24/12/2025 09:22
MS cria Rede Estadual de Transformação Digital para padronizar sistemas
Secretário-executivo de Transformação Digital, Robson Alencar Duarte, explicando sobre como surgiu a rede tecnológica (Foto: Ariane Sodré/SetDig)

O Governo do Estado criou oficialmente a RTD (Rede Estadual de Transformação Digital), que prevê o alinhamento estratégico e a implementação de iniciativas de transformação digital no âmbito da Administração Pública Estadual. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, de terça-feira (23).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu a Rede Estadual de Transformação Digital (RTD), visando padronizar sistemas, dados e processos digitais na administração pública. A iniciativa será liderada pela Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica, através da Secretaria-Executiva de Transformação Digital. O estado já colhe resultados positivos na área digital, ocupando o primeiro lugar em acessibilidade digital entre portais estaduais, segundo auditoria do Google Lighthouse, e o terceiro lugar nacional em transformação digital no setor público, conforme estudo da Câmara dos Deputados em parceria com a Rede Acadêmica de Governo Aberto.

Na prática, isso serve para padronizar sistemas, dados e processos digitais. A RTD abrange os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.

A rede será liderada pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica), por meio da SetDig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital).

Poderão ser instituídos grupos técnicos de transformação digital, voltados a temas estratégicos como organizações de sistemas, identidade digital, experiência do usuário, segurança da informação e inovação tecnológica. Entre suas competências estão ainda a elaboração e o monitoramento de planos de transformação digital, a capacitação contínua dos servidores e o acompanhamento de indicadores de desempenho das iniciativas digitais.

“A transformação digital não é um projeto isolado, é uma premissa de gestão. A instituição da Rede organiza uma agenda construída com planejamento, governança e visão de longo prazo, traduzida em processos mais simples, sistemas integrados e uso estratégico da tecnologia para qualificar a execução das políticas públicas em Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

Conquistas - Conforme mostra auditoria do Google Lighthouse, o Estado conquistou recentemente o 1º lugar do país em acessibilidade digital entre os portais estaduais. O resultado é impulsionado pela implantação do Monitor de Acessibilidade Digital, ferramenta que automatiza auditorias, gera alertas e assegura conformidade com padrões internacionais.

Além disso, também conquistou o 3º lugar nacional em transformação digital, tecnologia e inovação no setor público, conforme estudo da Câmara dos Deputados em parceria com a Raga (Rede Acadêmica de Governo Aberto).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.