ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

A segurança nas escolas hoje é suficiente para proteger alunos e professores?

Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News

Por Fernanda Palheta | 09/11/2025 08:13
A segurança nas escolas hoje é suficiente para proteger alunos e professores?
Estudantes em saída de escola, com carro da Ronda Escolar ao fundo (Foto: Edemir Rodrigues)

A enquete do Campo Grande News deste domingo (9) quer saber se você acredita que a segurança nas escolas é suficiente para proteger alunos e professores. Participe ao final da matéria ou na capa do portal e deixe também seu comentário nas nossas redes sociais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A enquete do Campo Grande News questiona a adequação da segurança nas escolas para proteger alunos e professores, em meio ao aumento da violência escolar após a pandemia de Covid-19. Em Mato Grosso do Sul, o número de diretores que relatam lesões corporais nas instituições dobrou entre 2021 e 2023, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. Casos recentes incluem uma adolescente que ameaçou uma colega com uma faca e brigas entre estudantes em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. O governo estadual implementou medidas de prevenção, como videomonitoramento e Ronda Escolar, em parceria com as polícias Civil e Militar, visando melhorar a segurança nas escolas.

Após a pandemia de Covid-19, os casos de violência nas escolas aumentaram. Em Mato Grosso do Sul, o número de diretores que relatam casos de lesão corporal nas escolas em que trabalham mais que dobrou em dois anos, passando de 90 em 2021 para 223 em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025.

Em setembro deste ano, uma adolescente de 15 anos levou uma faca para a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, no Conjunto Residencial Recanto dos Rouxinóis, em Campo Grande, e ameaçou matar uma colega após uma discussão em um grupo de WhatsApp que tem somente alunos.

Em Ribas do Rio Pardo, cidade a 96 quilômetros de Campo Grande, duas estudantes se envolveram em uma briga a alguns quarteirões da Escola Estadual Eduardo Batista Amorim. Vídeos gravados por outros estudantes mostram as adolescentes trocando socos e puxões de cabelo.

Em julho deste ano, uma estudante da Escola Estadual Ulisses Serra, no Núcleo Industrial Indubrasil, em Campo Grande, foi esfaqueada por uma colega logo após a saída das aulas.

Entre as medidas adotadas pelo governo do Estado para combater a violência nas escolas estão ações de prevenção e monitoramento, como videomonitoramento, Ronda Escolar, equipes de inteligência e segurança, em parceria com as polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros, além de cartilhas de orientação sobre boas práticas e protocolos a serem seguidos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

A segurança nas escolas é suficiente para proteger alunos e professores?

Sim

6%

Não

94%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.