Enquete: 46% acreditam que vão pagar todas as dívidas neste mês
Otimismo em levantamento contrasta com contas em alta e dificuldade para quitar impostos
A maioria dos leitores acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês, 46% votaram "Sim". Enquanto 37% escolheram que não terão condições de pagar e 17% estão incertos e selecionaram "Talvez" na enquete de ontem (8) do Campo Grande News.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A maioria dos leitores do Campo Grande News acredita que conseguirá pagar todas as dívidas neste mês, com 46% respondendo "Sim" em uma enquete. No entanto, 37% afirmaram que não terão condições de quitar suas obrigações financeiras, enquanto 17% estão incertos. Relatos indicam que, embora consigam pagar as dívidas do mês, muitos enfrentam dificuldades com contas futuras, como IPVA e IPTU. O parcelamento é uma alternativa comum, representando 26,8% das negociações de dívidas em Mato Grosso do Sul, segundo a Serasa. O Brasil possui 79,1 milhões de inadimplentes, com a maior parte concentrada entre pessoas de 41 a 60 anos. Dados recentes mostram que cerca de 1,2 milhão de moradores do estado estão com contas atrasadas, totalizando aproximadamente 5 milhões de dívidas em aberto.
Apesar dos votos da maioria na enquete, alguns relatos reforçam a negativa da conclusão de pagamento. "Do mês sim, mas as que vencem em janeiro, como IPVA e IPTU, não", comenta Antonio João Viveiros nas redes do Jornal. O IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes no carnê ou em até 12 vezes no Detran-MS, embora esta última opção acarrete juros de até 29,77%.
- Leia Também
- Parcelamento representa 26,8% das negociações de dívidas em MS, aponta Serasa
- Justiça extingue 51,9 mil ações por débitos de IPTU, ISS, ICMS e IPVA
"Dívidas do mês sim. Mas não as que estão em várias vezes", comenta Má Guimarães. A estratégia de parcelamento acaba sendo a única opção para compras de valores altos para certa parcela da população, porém a prática pode gerar endividamento, caso não seja planejada.
O parcelamento representa 26,8% das negociações de dívidas em MS, aponta Serasa. O estudo que ouviu consumidores do MS em novembro também revelou que o Brasil possui 79,1 milhões de inadimplentes, com maior concentração entre pessoas de 41 a 60 anos, representando 35,4% dos casos.
Regina Fernandes faz parte dos 17% que não vão conseguir pagar todas as dívidas este mês. "Nunca consegui, não vai ser este ano", desabafa a leitora nos comentários. De acordo com dados do levantamento do Serasa de setembro, quase metade da população está inadimplente, o que representa cerca de 1,2 milhão de moradores com contas atrasadas. No total, somam-se aproximadamente 5 milhões de dívidas em aberto no estado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



