ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Quantos itens saudáveis compõe a merenda escolar do seu filho?

Responda à enquete ao fim desta matéria ou na capa do portal e deixei seu comentário nas redes sociais

Por Murilo Medeiros | 03/02/2025 08:04
Quantos itens saudáveis compõe a merenda escolar do seu filho?
Merenda escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Agraer)

Nesta segunda-feira (3) de volta às aulas, o Campo Grande News quer saber: quantos itens saudáveis compõe a merenda escolar do seu filho? Responda à enquete ao fim desta matéria ou na capa do portal e deixei seu comentário nas redes sociais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Campo Grande News questiona quantos itens saudáveis compõem a merenda escolar dos filhos dos leitores. Nas escolas públicas, a merenda é fornecida pela instituição, enquanto na rede privada, os pais devem providenciar. É recomendado evitar alimentos ultraprocessados, como refrigerantes e nuggets, que representam 22% da dieta de adultos no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, as escolas estaduais servem pratos de comida, com agricultores familiares fornecendo alimentos. O orçamento público destina R$ 186,2 milhões para despesas correntes, incluindo alimentação.

Nas escolas públicas, a merenda é ofertada pela própria instituição. Já na rede privada, os pais precisam mandar o alimento ou dinheiro para que as crianças comprem a merenda. Na hora de escolher o que seu filho vai comer na escola, o ideal é evitar ultraprocessados.

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que tem ingredientes não utilizados na culinária do dia a dia, como corantes, adoçantes e outros produtos químicos. Refrigerantes, doces e nuggets são exemplos.

De acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos Estados Unidos, o Brasil é o oitavo país que mais consome alimentos ultraprocessados. Eles são 22% da dieta de adultos no País. Os Estados Unidos lideram o ranking.

Nas escolas estudais de Mato Grosso do Sul, são servidos pratos de comida na merenda. Editais são abertos para que agricultores familiares vendam alimentos para escolas incorporarem na merenda oferecida aos estudantes.

Não há um valor específico destinado à merenda no orçamento público, mas são R$ 186,2 milhões aplicados em despesas correntes, como manutenção de escolas, transporte, materiais de apoio pedagógico e alimentação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Quantos itens saudáveis compõe a merenda escolar do seu filho?

Todos

24%

Alguns

58%

Nenhum

18%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
Nos siga no Google Notícias