Atletas de MS retornam de Brasília com 19 medalhas nos Jogos Universitários
Ao todo, foram seis medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze
A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros chegou ao fim neste domingo (17), em Brasília e 19 atletas de Mato Grosso do Sul retornaram para casa com medalhas. Ao todo, foram seis medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze, nas modalidades de atletismo paradesportivo, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, tênis, karatê, judô, handebol, futsal, xadrez, basquete e voleibol.
A equipe do Estado foi composta por 124 atletas, que disputaram 13 modalidades individuais e coletivas. Dalton Hian de Andrade foi o principal destaque da delegação, ocupando duas vezes o lugar mais alto do pódio no atletismo paradesportivo. O sul-mato-grossense, representando a UCDB, ficou com o ouro nos 100 e 200 metros rasos, na classe T11 (cego total), ao lado do atleta-guia Hugo Pedro Gimenez.
Ambos tiveram como técnico Daniel Sena, um dos nomes mais respeitados no País quando o assunto é paratletismo. A técnica Karina Dopper comandou os atletas de tênis de mesa, da Unigran Capital, que trouxeram para casa quatro medalhas: ouro na dupla mista, prata no geral feminino e masculino, e bronze na dupla masculina.
O enxadrista Matheus Garcett estudante de Engenharia Ambiental na UFMS, ao lado de Guilherme Andrade, da mesma instituição, obteve o bronze na categoria geral masculino.
Nas coletivas, o futsal feminino da UCDB repetiu o feito de 2015 e colocou o Estado como a segunda maior potência universitária do País no esporte da bola pesada entre as mulheres. A prata na primeira divisão veio após revés na final para a Universidade do Planalto Catarinense (SC), um dos principais times da modalidade no mundo e que tem em seu elenco Amandinha, eleita sete vezes consecutivas a melhor jogadora de futsal do planeta.
O evento esportivo é a maior competição universitária da América Latina e reuniu 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino superior, das 27 unidades federativas. Foram representadas na competição nacional cinco instituições de ensino superior do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - matriz e capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Além das medalhas, Mato Grosso do Sul sobressaiu-se com colocações de destaques em diversas modalidades. É o caso da nadadora Victoria Beatriz Vilela, que terminou em quarto lugar nos 50 metros costa e em quinto nos 50 metros peito. Também na natação, Isabella Grincevicus fechou a disputa dos 100 metros peito na quarta posição.
Keterly Verão conseguiu o bronze em parceria com João Andrade, na dupla mista do tênis. A tenista da Unigran Capital também quase medalhou na disputa individual feminina, encerrando os JUBs em quarto lugar. No judô, Giovane Cano, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi o quinto melhor na categoria médio (até 90 kg).
A seleção estadual, organizada pela FUEMS (Federação Universitária de Esportes), teve o apoio do Governo do Estado, via Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Confira todos os medalhistas de Mato Grosso do Sul nos JUBs Brasília 2021:
OURO
- Dalton Hian (UCDB) - 100m rasos T11 - Atletismo paradesportivo
- Dalton Hian (UCDB) - 200m rasos T11 - Atletismo paradesportivo
- Assíria Silva (UCDB) - até 53 kg - Wrestling (luta olímpica)
- Amanda Leal (Estácio) - até 57 kg - Wrestling (luta olímpica)
- Lívia Lima/Gabriel Matos (Unigran Capital) - Dupla mista - Tênis de mesa
- Erick Taira (UFMS) - Karatê kumite - acima de 84 kg
PRATA
- Maria Sabbo (UCDB) - Meio médio (até 63 kg) - Judô
- Isac Bignardi (UCDB) - Leve (até 73 kg) - Judô
- Luan Nantes (UCDB) - Ligeiro (até 60 kg) - Judô
- Lívia Lima e Maria Tamaciro (Unigran Capital) - Tênis de mesa geral feminino
- Gabriel Matos e Guilherme Chinem (Unigran Capital) - Tênis de mesa geral masculino
- Unigran Capital - Handebol Masculino 3ª divisão
- UCDB - Futsal feminino 1ª divisão
BRONZE
- Karla Rocha (UCDB) - Pesado (acima de 78 kg) - Judô
- Guilherme Chinem/Gabriel Matos (Unigran Capital) - Dupla Masculina - Tênis de mesa
- Keterly Verão/João Andrade (Unigran Capital) - Dupla mista - Tênis
- Matheus Garcett e Guilherme Andrade (UFMS) - Xadrez geral masculino
- Unigran Capital - Voleibol masculino 3ª divisão
- Unigran - Basquete masculino 2ª divisão