Confira como ficou a tabela do Brasileiro e as premiações individuais de 2024
O Botafogo foi campeão após 29 anos e o Bahia chegou à Libertadores depois de 35 anos
Acabou o ano para as competições nacionais do Brasil. O Botafogo foi o grande campeão brasileiro com uma campanha de 79 pontos. A rodada 38 aconteceu com 10 jogos simultâneos neste domingo (8) e definiu também quem vai a Libertadores, Sul-Americana de futebol masculino em 2025.
Os principais destaques da rodada além do título do Botafogo foram a classificação do Bahia para a Libertadores de 2025 ao vencer por 2 a 0 o Atlético Goianiense em Salvador (BA) e o rebaixamento do Athletico Paranaense, que perdeu para o Mineiro, em Belo Horizonte (MG) por 1 a 0.
Na parte de cima, quem vai a Libertadores diretamente para os grupos é o Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, São Paulo e Internacional. Para a 2ª fase, vai o Corinthians e o Bahia. O Tricolor não disputava a Libertadores desde 1989.
A Sul-Americana dá seis vagas para times brasileiros direto na fase de grupos. Cruzeiro, Vitória, Vasco, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio. Sem competições internacionais ficaram Juventude e Bragantino.
Os rebaixados para a Série B foram o Athletico Paranaense, Criciúma, Atlético Goianiense e o Cuiabá. Confira a tabela abaixo:
Para definir a escalação ideal do Brasileirão, treinador e capitão dos 20 clubes votaram, assim como jornalistas de todo o país. Campeão, o Glorioso teve cinco representantes entre os 11 atletas escolhidos.
- Goleiro: John (Botafogo)
- Zagueiros: Alexander Barbosa (Botafogo) e Bastos (Botafogo)
- Lateral-direito: Wesley (Flamengo)
- Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional)
- Volantes: Gerson (Flamengo) e Marlon Freitas (Botafogo)
- Meias: Rodrigo Garro (Corinthians) e Alan Patrick (Internacional)
- Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo) e Estêvão (Palmeiras)
Um dos protagonistas da campanha campeã botafoguense, Luiz Henrique foi eleito o Craque do Brasileirão Betano. Em 36 jogos, balançou a rede sete vezes e deu três assistências. O bom desempenho na Série A se estendeu à Libertadores, o que lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira.
Com 15 gols cada, Alerrandro, do Vitória, e Yuri Alberto, do Corinthians, venceram a corrida pela artilharia do Brasileirão Betano. A partir desta temporada, o prêmio faz alusão a Roberto Dinamite, maior goleador da história dos Brasileirões, com 190 gols.
Com apenas 17 anos, Estevão, do Palmeiras, foi eleito de longe a Revelação do Brasileirão. O jovem atacante foi a principal peça do Alviverde paulista, que brigou pelo tricampeonato brasileiro consecutivo muito por conta das atuações do camisa 41 palmeirense. Em 31 jogos, competiu pela artilharia do certame, com 13 gols, e deu nove assistências.
O meio-campista Rodrigo Garro, do Corinthians, foi eleito o Craque da Galera do Brasileirão Betano. O camisa 10 do Timão foi o mais escolhido em votação popular pelo site do Brasileirão. O argentino contribuiu com dez gols e dez assistências na campanha do clube do Parque São Jorge.
O golaço de bicicleta de Alerrandro, do Vitória, foi eleito o Gol Mais Bonito desta edição do Brasileirão Betano. No Barradão, o centroavante do Leão da Barra marcou o segundo tento baiano no empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, pela 23ª rodada.
O Bahia venceu o prêmio Fair Play, por ter sido o clube que mais respeitou a integridade dos adversários. Durante o Brasileirão Betano 2024, o Esquadrão de Aço recebeu apenas um cartão vermelho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.