Deputados correm para dar conta de enxurrada de projetos
Extraordinária - A presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), Mara Caseiro (PSDB), convocou uma sessão extraordinária da comissão, para esta quinta-feira (28), às 8h. O motivo é o excesso de projetos do Executivo que chegaram ao Legislativo aos "45 do segundo tempo de 2024" e que precisam tramitar, até antes do recesso parlamentar.
Convocação - O presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), convocou mais cinco técnicos administrativos que passaram no concurso de 2021. Os novos servidores efetivos terão prazo de dez dias úteis, para se apresentar e receber a orientação sobre o processo de nomeação e posse. A previsão é que um novo concurso seja aberto no próximo ano.
Venezuela - A senadora Tereza Cristina (PP) apresentou, na sessão plenária de 26 de novembro, documentos que, segundo ela, seriam as atas originais da eleição presidencial na Venezuela, realizada em julho passado. Ela cobrou que o Brasil reconhecesse oficialmente a vitória do oposicionista Edmundo González sobre o presidente Nicolás Maduro
Estrangeiros - Tereza destacou que muitos países já haviam feito isso, enquanto o Brasil aguardava as atas de apuração. A senadora também elogiou a líder oposicionista María Corina Machado e alertou para o impacto da crise venezuelana no Brasil, que já recebe milhares de venezuelanos e poderá receber mais, caso não haja uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.
Classificação de risco - De olho na atração de investimentos privados, o Governo do Estado vai contratar uma agência especializada em classificar os riscos do Executivo para apontar um cenário seguro para empreender. O Escritório de Parcerias Estratégicas foi autorizado a fazer a contratação direta para obter a avaliação. A ideia é divulgar os dados no país e exterior ao expor os potenciais do Estado.
Rota da Celulose - A avaliação de risco envolve análise sobre receitas, despesas, dívidas e liquidez da máquina pública. Os dados podem ajudar na definição de parcerias público-privadas e futuras concessões. Na semana que vem, o governo deve bater o martelo na concessão da chamada Rota da Celulose, com a entrega de propostas na segunda e a batida do martelo no dia 6, na B3, em São Paulo.
Duas estrelas - O deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, fez questão de demonstrar a felicidade de ser um torcedor do Botafogo, durante a sessão desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa. Feliz com a vitória sobre o Palmeiras, na noite anterior, ele colocou o brasão do alvinegro ao lado da estrela vermelha do PT, no paletó.
Fim da linha - Elisa Cleia Nobre, ex-secretária de Assistência Social na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja e que permaneceu até o início do governo Eduardo Riedel, foi exonerada, a pedido, do cargo comissionado na Casa Civil, onde tinha remuneração superior a R$ 20 mil. Elisa assumiu a função em julho de 2023, após deixar a Sead (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos), anteriormente chamada de Sedhast, durante a gestão de Azambuja.
Unale - O maior encontro parlamentar da América Latina, a 27ª Conferência Nacional da Unale acontecerá de 3 a 5 de dezembro no Expo Mag, no Rio de Janeiro. O evento reunirá parlamentares, especialistas e renomados palestrantes para discutir "O Futuro da Educação no Brasil", com foco em novas tecnologias e melhorias no processo educacional em diversas fases de aprendizagem.
Cidadã - Durante o encerramento, no dia 5 de dezembro, será entregue a 5ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, que reconhece políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade e a modernização dos serviços legislativos, em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.