ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Feminicídio a mais confunde até a polícia

Por Gabriel Neris e Izabela Cavalcanti | 21/07/2025 06:00

Arruma aí – Há quase uma semana, a página de estatísticas de segurança pública do Estado está apontando para 19 vítimas de feminicídio neste ano. Mas no total são 18, até a publicação desta coluna. A mudança assustou delegados e investigadores que têm na palma da mão a lista com os nomes de todas as vítimas e cidades. O dado inexistente foi creditado para o município de Dourados e como se tivesse ocorrido neste mês de julho.

Amistoso – Deputados estaduais foram a campo no sábado bater uma bolinha para celebrar os 113 anos do município de Ponta Porã. Os parlamentares enfrentaram o time formado por vereadores da casa. No time de deputados estavam o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PP) e Paulo Duarte (PSB).

Passa a bola – Enquanto a bola rolava na fronteira, o deputado estadual e segundo secretário da Casa de Leis, Pedro Kemp (PT), representou a Alems no projeto Todos Por Elas, mutirão de atendimento de diversos serviços oferecidos sábado nas Moreninhas, e com foco no fim da violência contra a mulher. Durante o discurso, o parlamentar cobrou ações de enfrentamento de todos os poderes e relembrou que já levou, em 2008, Maria da Penha ao plenário da Casa para falar sobre a lei que leva o seu nome.

Cautelosa – Presente no evento, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), foi cautelosa ao comentar a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de ação da Polícia Federal na semana passada, e que agora passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. “Nós estamos vivenciando uma crise política, mas uma crise também diante de todo esse cenário de extremidades. É um momento delicado. Muitas vezes observo que o prejuízo não está sendo para os entes políticos, mas o prejuízo está sendo para o nosso País”.

Diálogo – Adriane aproveitou e destacou a atuação da senadora Tereza Cristina (PP). “Eu sou a favor da diplomacia, do diálogo, da conversa. O Partido Progressista é um partido de centro-direita. E a nossa senadora, que é a nossa grande líder, tem se posicionado nacionalmente em busca da diplomacia, do diálogo, para que a gente possa conter esses extremos e não trazer prejuízos para a nossa população”, completou.

Ação – Tomaram posse as novas integrantes do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) para o triênio 2025–2028. A solenidade, marcada por falas institucionais e reforço ao protagonismo feminino, contou com presença da prefeita Adriane Lopes, que exaltou o papel do conselho como ferramenta para ouvir, propor e proteger, sem perder o tom político: reforçar a gestão como aliada das pautas femininas. Nos bastidores, o clima era de expectativa entre representantes da sociedade civil, que esperam mais que discursos – querem ação concreta e espaço real de participação.

Avanço – O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), voltou a exaltar o avanço da construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. “Essa obra representa uma verdadeira joia da engenharia e será símbolo de cooperação entre os países que integram a Rota Bioceânica” A estrutura, executada pelo consórcio Pybra está com os trabalhos concentrados na montagem do carro de avanço, responsável por sustentar os cabos num vão de 354 metros sobre o rio.

Feminicídio a mais confunde até a polícia
Estrutura de ponte começa a ganhar forma (Foto: Toninho Ruiz)

Fora do ar – Desde o ano passado, o empresário Luciano Hang, o “Véio da Havan”, tem divulgado nas redes sociais vídeos de furtos em suas lojas, entre elas as de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Mas a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) determinou a retirada do conteúdo por violar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que garante a inviolabilidade da intimidade, honra e imagem. O empresário defendia que os vídeos dos “amostradinhos” eram a única forma de inibir os casos de furtos.

Alinhado – Em visita institucional à Superintendência da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Mato Grosso do Sul, representantes da Receita Federal reforçaram o discurso de integração no combate ao crime, especialmente nas áreas de fronteira. Nos bastidores, o encontro entre os dois órgãos federais foi visto como movimento estratégico diante do crescimento de operações conjuntas e da pressão por resultados mais expressivos no controle de contrabando e tráfico na linha Brasil–Paraguai. O alinhamento, ao que tudo indica, está mais afinado do que nunca.

Calma lá – O técnico do Operário, Raphael Pereira, foi parar na presidência da Federação Estadual de Futebol para apaziguar os ânimos depois de entrevista coletiva acima do tom. Irritado com resultado ruim na Série D, o treinador disparou contra a imprensa e dirigentes. Segundo Estevão Petrallás, mandatário do futebol regional, o assunto foi rapidamente resolvido.

Nos siga no Google Notícias