Jerson Domingos se despede do TCE na véspera de aniversário
Último dia - O último dia de trabalho do conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Jerson Domingos, será nesta quinta-feira (13), na véspera do seu aniversário de 75 anos. A aposentadoria de Domingos também será publicada data. A despedida do plenário acontecerá na quarta-feira (12), quando o conselheiro participará da ultima sessão de julgamento.
Tramitação - Com a aposentadoria publicada, o presidente do TCE/MS, Flávio Kayatt, comunicará a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul da vacância na Corte na quinta-feira, através de um ofício. A Casa de Leis deverá indicar um ou mais candidatos, sendo obrigada a assinatura de pelo menos oito deputados por nome. Na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) analisa a indicação e a resolução segue para uma votação secreta no plenário.
Rápida - Na sequência o governador Eduardo Riedel (PP) será comunicado e fará a nomeação do novo conselheiro. Com o fim da tramitação, o presidente do TCE dará posse para que o novo integrante da corte inicie o exercício do cargo. Apesar de burocrático a expectativa é que a mudança ocorra em algumas semanas.
Natal no Tribunal - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul contratou a empresa Line Up Comunicação, Eventos e Tecnologia Ltda. para cuidar da decoração natalina dos prédios da instituição, incluindo o acesso pela Avenida Mato Grosso e a entrada dos gabinetes dos desembargadores. O contrato, assinado em 30 de outubro, tem vigência de seis meses e custo de R$ 81 mil.
Nem doeu - Durante audiência pública nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal, o deputado estadual Paulo Corrêa e o vereador Ronilço Guerreiro testaram o sensor de glicose usado por pessoas com diabetes. Mesmo sem ter a doença, os dois aplicaram o dispositivo para demonstrar a eficiência da tecnologia. “Não doeu nada, estou esperando a dor até agora”, brincou Ronilço, que propôs a audiência.
Sem picadas - O projeto apresentado pretende disponibilizar os sensores na rede pública de saúde de Campo Grande. O equipamento substitui as picadas diárias no dedo: basta aplicar um filamento no braço a cada 15 dias e acompanhar os resultados pelo celular.
Prazo acabando - Após duas prorrogações, os vereadores de Campo Grande têm até amanhã (12) para enviar as emendas ordinárias e impositivas à LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026. O relator da peça e presidente da Comissão de Finanças da Câmara. Otávio Trad (PSD), afirmou que até a semana passada poucas emendas haviam sido entregues. “Creio que é porque o pessoal estava trabalhando no PPA (Plano Plurianual), e prorrogamos mais uma vez para não prejudicar o trabalho dos vereadores na contribuição a um projeto tão importante como esse”, disse.
Vulneráveis - A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul criou uma comissão para estudar e propor novos protocolos de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, idosos, negros e a comunidade LGBTQIA+. O objetivo é garantir que essas pessoas recebam um atendimento mais justo, empático e respeitoso, com foco na igualdade de direitos e no acesso à justiça.
Três meses - A comissão será formada por sete policiais civis e terá 90 dias para concluir os estudos, com a possibilidade de prorrogação do prazo. A ideia é que a Polícia Civil adote práticas mais inclusivas e capacite seus servidores para que todos possam atender essas pessoas da melhor forma possível.
Na Cop - Reconhecida pelo sexto ano consecutivo como Cidade Árvore do Mundo pelo programa Tree Cities of the World, Campo Grande será destaque na COP30, em Belém (PA), no painel "Florestas urbanas no foco das NDC: uma infraestrutura essencial para moldar a resiliência das cidades no sul global". Durante a apresentação, será exibido o Plano Diretor de Arborização Urbana, elaborado em 2011 e atualmente em fase final de atualização para se tornar uma política pública. A exibição será conduzida por Sílvia Rahe Pereira, auditora fiscal de Meio Ambiente da Semades.


