"Não sou Janjo! Não me compare com aquela mulher", reclama marido da prefeita
Machismo? – Após ter sido vaiada na festa de 44 anos do bairro Moreninhas, no dia 7 de dezembro, a prefeita Adriane Lopes (PP) esteve novamente no bairro ontem (17) e afirmou que foi “escolhida pelo povo” e que não escutará “meia dúzia” de críticos. A prefeita também levantou a possibilidade do machismo ter provocado a reação. “Será que é porque eu sou mulher? Homens me antecederam e nenhum foi vaiado”, disse Adriane. “Mulherada, vamos levantar a cabeça, vamos nos posicionar”, completou."
Janjo não - Na mesma manhã, o esposo de Adriane, deputado Lídio Lopes (Patriota), protagonizou um momento de tensão no plenário da Assembleia Legislativa ao reagir de forma exaltada contra aposentadas que protestavam contra a tarifa e a greve do transporte coletivo. Com o dedo em riste, reclamou de ser chamado de primeira-dama: “Não me compare com mulher! Não sou Janjo! Não me compare com aquela mulher!”, lembrando da esposa do presidente Lula.
Em outro endereço - A reação ocorreu enquanto o parlamentar conversava com o grupo na divisória entre o espaço destinado aos deputados e a galeria do público. Ao ser chamado a atenção para retornar à votação de um projeto em tramitação, Lídio Lopes utilizou o microfone para justificar sua postura, dizendo que orientava as manifestantes a levarem a reivindicação à Câmara de Vereadores, por entender que o tema seria de competência daquele Legislativo.
Nervoso - Nesse momento, uma voz entre as manifestantes rebateu: “Não! O senhor não é o Janjo? O senhor que tem que ir lá resolver essa situação!”. A intervenção provocou a reação imediata do deputado, que abandonou a postura habitual de calma e respondeu de forma ríspida.
"Pedido de oração - Durante agenda realizada na região das Moreninhas, nesta terça-feira (17), o vereador Júnior Coringa (MDB) pediu orações pelo paradeiro de seu assessor parlamentar, Alex Henrique Lopes de Farias, desaparecido há dois dias. “Já são dois dias em que não conseguimos dormir”, disse o vereador."
"Família em busca - Ao falar sobre o desaparecimento do assessor Alex, o vereador Coringa também destacou o apelo da família. “O Alex é pai de três filhas, e a mais nova pediu: ‘Tio Coringa, traz o meu pai de novo’”, disse. O vereador reforçou que também fez o pedido de orações nas redes sociais."
Positivo - Na última sessão do ano, nesta quarta-feira (17), o líder do governo na Casa, deputado estadual Londres Machado (PP), avaliou como positivo o balanço de 2025. Segundo ele, foram aprovadas 48 propostas do Executivo. O progressista ainda agradeceu ao presidente, deputado estadual Gerson Claro (PP), pela condução dos trabalhos legislativos e até ao PT, que, mesmo na oposição, votou pela aprovação de propostas de interesse da administração estadual.
Ficaram divididas - O parlamentar aproveitou para cobrar as "dividas" que ficaram pendentes ao longo do ano. Segundo Machado, o deputado Paulo Duarte (PSD) prometeu dar um sapato e o deputado Zé Teixeira (PSDB) disse que lhe daria um terno novo.
Promessa renovada - Diante da cobrança, o deputado Paulo Duarte renovou a promessa e disse que dará um sapatênis para o líder inaugurar o ano legislativo de 2026. “Levei uma dura, com toda razão, do nosso líder, porque não acreditei que ele usaria meu estilo, mas vou trazer para a primeira sessão”, justificou.
Põe na conta - Mesmo acompanhando a sessão remotamente, o deputado Zé Teixeira também renovou a promessa. “Está autorizado a ir no shopping para comprar o terno que quiser e me mandar a nota”, disse. O presidente da Casa se prontificou a fazer a escolha para o líder e mandar a conta para Teixeira.

