ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Operação encontrou "cofrinhos vazios" na casa de Cezário

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta, Jhefferson Gamarra e Gabriela Couto | 29/08/2024 06:00
Malote recheado nas mãos de agentes do Gaeco após buscas na casa de Cezário na manhã de ontem (Foto: Henrique Kawaminami)
Malote recheado nas mãos de agentes do Gaeco após buscas na casa de Cezário na manhã de ontem (Foto: Henrique Kawaminami)

Cofrinho vazio - Na lista de autorizações dadas ao Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado para apreender na casa do presidente afastado da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário de Oliveira, estavam cadernos, agendas, anotações avulsas, extratos, dispositivos eletrônicos e informáticos, telefones, celulares... E os agentes saíram do casarão no Taveirópolis com malotes recheados. O Gaeco também poderia apreender dinheiro em espécie, desde que fossem quantias acima de R$ 1 mil sem comprovação de origem, e até encontraram, mas pouco perto dos R$ 800 mil localizados quando foi deflagrada a Operação Cartão Vermelho, em maio deste ano.

Novinho, só que não - Na lista dos candidatos de Campo Grande, Fernando Villalba (PRD) aparece como o "Benjamim Button" da disputa, com data de nascimento em 31/10/2005, o que lhe daria 18 anos. Mas uma olhada rápida na foto do candidato revela que essa "juventude" é, no mínimo, questionável.

Quase idoso - Na verdade, Fernando Villalba, que disputa uma vaga para vereador, nasceu em 16/03/1966, e não em 2005, como o registro sugere. Com 58 anos, ele não é o novinho da disputa. Inclusive o partido já solicitou a correção do erro na Justiça Eleitoral.

Educar - Prefeitos de municípios do Estado que apresentarem os maiores avanços nas políticas públicas de Educação serão premiados anualmente em agosto, conforme a Resolução aprovada pela Assembleia Legislativa. A premiação, intitulada Prêmio Prefeito Alfabetizador, será baseada na melhoria do Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul em relação ao ano anterior, para incentivar o comprometimento dos gestores municipais na melhoria da ensino.

Pego no flagra - Também começou a tramitar na Alems a criação do programa "Veículo Legal", que permitiria a regularização de débitos de licenciamento e IPVA quando flagrado em blitz, através de pagamento eletrônico imediato. Assim, o Detran teria menos trabalho na remoção do veículo por falta de pagamento, o que reduziria, inclusive, custos adicionais para os proprietários.

Teatro pesado - Quebrando a rotina dos deputados, ontem a sessão começou com a peça teatral "Vozes", apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa pelas atrizes Kiohara e Giovanna Zottino. O texto fala de feminicídio e cita dois casos reais: o assassinato de Eloá Cristina Pimentel, ao 15 anos, mantida em cativeiro pelo seu ex-namorado, Lindemberg Alves Fernandes, de 22 anos, em 2008.

Marteladas na alma -  A segunda história interpretada foi de uma tragédia local, a morte da jovem musicista Mayara Amaral, aqui Campo Grande. Ela foi assassinada a marteladas pelo namorado Luís Alberto Bastos Barbosa, em  2017. “O feminicídio não deve ser parte da sociedade. Quero agradecer aos deputados que encaparam essa ação e que fizeram ações, sobretudo as que visam impedir e erradicar o feminicídio. Como cidadãos temos que dizer não", comentou a desembargadora Jaceguara Dantas, que participou da sessão.

Mais segurança - A deputada estadual Mara Caseira usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar da necessidade de mecanismos de seguranças nas rodovias de Mato Grosso do Sul. Ela solicitou estudo técnico para a implementação de tela de proteção ao longo da MS-040 por ser uma via com muitos animais.

Acidente - O pedido veio após a parlamentar sofrer um acidente no último mês. "No dia 31 de julho estávamos na BR-163, voltando de Novo Andradina onde tivemos um compromisso, e tinha uma anta morta na estrada, quando vimos estávamos em cima, 'rampamos' o animal", contou.

Deu PT - A deputada relatou que seu veículo "deu perda total" e a caminhonete que estava atrás também não conseguiu desviar e capotou. "Ninguém se feriu, o importante é que as vidas estão a salvo. Por isso precisamos pensar em como proteger as vidas que transitam nas rodovias".

Nos siga no Google Notícias