ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Osmar Jeronymo espera sinal do STF para sair da geladeira

Por Ângela Kempfer | 12/08/2025 06:00
Osmar Jeronymo espera sinal do STF para sair da geladeira
Osmar Domingues Jeronymo era corregedor-geral do TCE e foi afastado do cargo em 2022 (Foto: TCE)

De molho - Afastado do cargo desde 2022, o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Osmar Jeronymo, já poderia ter retomado suas funções desde a última sexta-feira (8), mas decidiu aguardar uma manifestação oficial do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) responsável pelo caso. A cautela se deve ao histórico: no ano passado, em situação semelhante, ele se preparava para voltar quando, na última hora, o Supremo prorrogou o afastamento.

Feriado - Por falta de sorte, o retorno acabou adiado também porque esta segunda-feira (11) é feriado no Judiciário, em razão do Dia do Advogado, o que empurra qualquer definição para esta terça-feira (12). Ao ser questionado pelo Campo Grande News, o presidente do TCE, Flávio Kayatt, afirmou que Osmar “ainda não voltou” e que não há previsão, acrescentando que “não tenho tido contato com ele”. Osmar foi afastado no âmbito da Operação Última Ratio, que apura suposto envolvimento em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Menino precoce - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que o Colégio Adventista emita imediatamente o certificado de conclusão do Ensino Médio para Bruno Barbosa Nogueira Lopes, filho da prefeita de Campo Grande Adriane Lopes. Mesmo sem concluir o 3º ano, ele foi aprovado no vestibular de Medicina Veterinária da UCDB, mas não estava conseguindo fazer a matrícula. A decisão considerou "comprovada maturidade intelectual do estudante" e apontou como caso de urgência.

Na COP30 - A estudante de Ciências Biológicas do Campus do Pantanal da UFMS Eloize Duarte foi escolhida para representar o bioma na COP30, que começa em 10 de novembro, em Belém (PA). A seleção ocorreu durante a Plenária das Juventudes realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.

Nosso quintal - A UFMS tem até uma pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade. Para Eloize, participar da COP30 é uma oportunidade única de dar visibilidade às demandas e potencialidades do bioma. “Estamos falando de uma casa que é nossa, o nosso quintal. Representar o Pantanal é também representar seu povo e lutar por mudanças que garantam sua preservação”, afirmou.

Energia Espiritual - Tem coisas que a gente só descobre que existe depois de ganhar homenagem na Câmara Municipal. Os vereadores de Campo Grande devem votar nesta semana, em primeira discussão, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser celebrado em 15 de junho. Segundo a proposta, o Johrei é um método de canalização da Energia Espiritual, considerado um ato sagrado e uma oração para purificação do espírito, com o objetivo de transformar desarmonia espiritual e material em harmonia.

Visibilidade - A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde, firmou termo de fomento com a ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul) para realizar ações de saúde voltadas a pessoas LGBTQIAPN+ e jovens em geral, com foco em travestis e transexuais. O acordo terá duração de 12 meses e prevê repasse de R$ 75 mil provenientes do Tesouro Municipal.

Efeito Felca - Sempre que um assunto ganha repercussão nacional, o tema vira projeto de lei por aqui. O último assunto a render é resultado da divulgação do youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, o Felca, que na semana passada publicou um vídeo no canal dele denunciando o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de adolescentes nas redes sociais.

Delitos virtuais - Agora, o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou projeto que cria o Programa Estadual de Prevenção à Violência Digital, com foco na proteção de crianças, adolescentes e idosos contra crimes cibernéticos. A proposta prevê ações educativas, campanhas de conscientização e capacitação de profissionais da educação, segurança pública e assistência social para prevenir e enfrentar delitos virtuais.

Até idosos - O texto também estabelece parcerias com órgãos públicos e privados para difundir boas práticas de segurança digital. O público-alvo inclui estudantes da rede pública, idosos atendidos por instituições e suas famílias, que poderão atuar como agentes de proteção. Caso seja aprovado, o programa será coordenado por um órgão designado pelo Executivo, responsável por elaborar planos de ação e monitorar resultados.