Prefeito “doido” faz bingo com futuro de deputado nas redes
Bola de cristal? - Com o ninho tucano esvaziando em Mato Grosso do Sul, o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, conhecido como “Maycol Doido” (PSDB), parece ter descoberto um novo passatempo: jogar bingo partidário com o deputado Dagoberto Nogueira. No fim de agosto, cravou nos stories do WhatsApp que o parlamentar iria para o Republicanos, mas, na rodada mais recente, garantiu a ida do amigo parlamentar para o PP, com direito até a número de urna.
No discurso – Apesar do prefeito sinalizar a saída de Dagoberto, na prática o deputado mantém o discurso de permanência no PSDB, mesmo com as recentes mudanças: o ex-governador Reinaldo Azambuja migrando para o PL e o governador Eduardo Riedel recém-filiado ao PP. A estratégia do partido é manter a bancada de três deputados federais nas eleições de 2026, deixando a liderança estadual com o trio formado por Dagoberto, Geraldo Resende e Beto Pereira.
Sem ressentimento - Durante a 48ª edição da Exporã, o governador Eduardo Riedel (PP) comentou a troca de liderança na produção de soja em Mato Grosso do Sul, com Ponta Porã superando Maracaju pela primeira vez desde 2005. Ele afirmou que a mudança representa “orgulho” para o estado e destacou que a competição entre os municípios é saudável. “Minha Maracaju perdeu esse posto e Ponta Porã assumiu, mostrando a força do agro no município e em Mato Grosso do Sul”, disse.
Nostálgico – Durante um evento na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nesta semana, o ex-governador Reinaldo Azambuja [ainda filiado ao PSDB] aproveitou para gerar conteúdo para suas redes sociais. A postagem foi publicada neste domingo (14) e traz uma foto de quando ele presidiu a entidade. "Foi de 2001 a 2003. Dá uma olhadinha na foto, como o tempo passa rápido: o cabelo ainda era pretinho", brincou.
Empossado – O deputado estadual Pedro Kemp foi oficialmente empossado como presidente do diretório municipal do PT no último domingo. "Um partido forte para novas conquistas e vitórias", afirmou o deputado, que terá ao seu lado Neide Rodrigues como vice-presidente, o vereador de Campo Grande Jean Ferreira como líder de bancada e a vereadora Luiza Ribeiro como membro do conselho fiscal.
Por falar em posse... Também foi empossada a nova diretoria do Sistema Famasul para o quadriênio 2025-2029. O produtor rural Marcelo Bertoni segue na presidência, e a diretoria eleita conta com Mauricio Saito, de Itaporã, como vice-presidente; Frederico Stella, de Aquidauana, como diretor-tesoureiro; e Fábio Olegário Caminha, de Maracaju, como diretor-secretário. “Nosso compromisso continua o mesmo: representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural e para toda a sociedade”, destacou o presidente.
Juventude - Quem não teve um "cabelo maluco" na adolescência? O presidente de Câmara Municipal Epaminondas Vicente Neto, o vereador Papy (PSDB), não é diferente! Sua esposa Mayara compartilhou fotos dele com a madeixas longas e trançadas, mas que respeitava o estilo de filho de pastor. Roupa social, gravata e óculos já faziam parte da composição.
Gratidão – O sul-mato-grossense e secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, foi consagrado Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica Dom Bosco, a mesma instituição onde concluiu sua graduação e mestrado. Em seu discurso, Eloy ressaltou que a honraria não é apenas sua, mas fruto de uma caminhada coletiva marcada por memória, resistência e esperança. "Este título, mais que reconhecimento, é semente de futuro. É a certeza de que seguimos juntos, transformando força e luta em esperança", afirmou.
Em construção - O Colégio de Procuradores de Justiça do MPMS terá reunião no dia 22 de setembro de 2025 para discutir se envia à Assembleia Legislativa uma proposta de mudança na lei que organiza cargos e funções dentro do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. O assunto será analisado por uma comissão interna formada pelos procuradores Francisco Neves Junior, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo e Silasneiton Gonçalves, e pode resultar em alterações na estrutura administrativa da instituição.
Na mira - As prefeituras de Dourados e Laguna Carapã têm 20 dias para informar ao MPMS se estão aplicando as políticas públicas do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). O direito à alimentação adequada é considerado fundamental pela Constituição Federal e integra as diretrizes do sistema. O caso está sob responsabilidade do promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior.