Preso mais famoso de MS briga na Justiça para dar entrevista
Na telinha - O líder do Comando Vermelho, Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir autorização de conceder uma entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, da Record, enquanto está preso em Campo Grande. A 5ª Vara Federal da Capital havia negado o pedido, alegando que a conversa teria caráter sensacionalista e “sem propósito”.
Pai do Oruam - As defesas de VP e de Cabrini recorreram, argumentando censura prévia e afirmando que há interesse público em abordar o crime organizado e o sucesso do rapper Oruam, filho do traficante. O caso está sob relatoria do ministro Flávio Dino, que ainda não decidiu sobre o pedido, classificado como urgente. Em 2018 ele já havia sido entrevistado pela emissora.
Revezamento - A eleição estadual, que escolhe deputados estaduais, só será em outubro do ano que vem, mas a movimentação para a sucessão presidencial na Assembleia Legislativa já foi deflagrada. Gerson Claro (PL) cumpre o segundo mandato na direção da Casa e, portanto, não pode ser candidato. Pelas articulações, pretende trocar de gabinete com Paulo Corrêa (PSDB), atual primeiro-secretário e ex-presidente da Casa, que comandou a Alems também por 4 anos. Ou seja, Corrêa na presidência e Claro na secretaria. Como dizia o ex-prefeito de Campo Grande, Lúdio Coelho, só falta combinar com o eleitor.
Patrono – Biólogo de formação, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), será o patrono da primeira turma do curso de Biologia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O convite foi feito pelos próprios estudantes na manhã desta sexta-feira (31), durante visita técnica às obras do restaurante universitário no campus. O governador aceitou na hora e agradeceu pelo carinho.
Biologia por amor – Rodeado por estudantes de Biologia, Riedel aproveitou para contar a história de como iniciou sua formação. “Meus pais queriam que eu fizesse Medicina. Eu estava numa escola em que 95% da minha turma ia fazer Medicina. Eu queria fazer Biologia. Da minha turma de 50 alunos, fui o único que fez Biologia. Eu passei para Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fiz quatro anos em Genética. Me formei em Genética Molecular. Depois, fui fazer mestrado em Zootecnia, mas na área de Biologia também”, lembrou.
Para o currículo – O governador ainda falou sobre a importância do curso para sua atuação à frente da gestão estadual. “A Biologia me ensinou a compreender os sistemas complexos, de uma unidade básica, celular, até ecossistemas. É como uma sociedade absolutamente complexa”, comparou.
Cheio de convites – A manhã na universidade rendeu. O governador também recebeu convite para participar da formatura da segunda turma da UMA (Universidade da Maturidade), um curso gratuito voltado a pessoas a partir de 45 anos, de qualquer nível escolar, interessadas em atuar na defesa dos direitos da pessoa idosa, na promoção da saúde e na valorização da longevidade.
Bandejão – Entrando no clima do evento, voltado para a implementação de restaurantes universitários nos campi estaduais, Riedel ganhou um presente simbólico: o primeiro bandejão da UEMS. Com ele nas mãos, o progressista prometeu voltar na inauguração para provar a primeira refeição do RU no segundo semestre de 2026. O governador Eduardo Riedel já adiantou o clima e almoçou na universidade nesta sexta. Ao lado da primeira-dama, Mônica, ele serviu um carreteiro preparado para celebrar a conquista.
Gratidão - Dois dias após a cirurgia para retirada de um câncer de próstata, o deputado federal Vander Loubet (PT) apareceu nas redes sociais para agradecer o apoio recebido e falar sobre sua recuperação. Em vídeo publicado no Instagram, ele contou que a cirurgia foi um sucesso e que agora vive “um dia após o outro”, em fase de recuperação. Vander disse ter sentido o medo natural do momento, destacando que, ao entrar no centro cirúrgico, “é só você, os médicos e Deus”. O parlamentar agradeceu pelas orações, rezas e mensagens de carinho que recebeu desde o diagnóstico.
Prevenção - Ele também aproveitou a mensagem para reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. Vander ressaltou que detectar a doença no início “faz toda a diferença” e pediu para que as pessoas não deixem de fazer seus exames regularmente. Segundo ele, a própria experiência serve de alerta para que outros cuidem da saúde e busquem a prevenção, enfatizando que esse cuidado pode salvar vidas.


