"Vão engolir o que falam", diz senadora sobre críticas a Adriane
Dia seguinte - Um dia após o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, o Toninho da Cofap, sofrer um mal súbito, ele teve de encarar o mega lançamento da obra da fábrica da Arauco na cidade. Claro que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), elaborou um recado bem-humorado. “Haja coração, né Toninho? Receber o maior investimento do mundo em Inocência não é para qualquer pessoa", disse. Tanto é, que logo depois do evento o prefeito voltou para o hospital.
Golpe gringo - Durante a passagem por Mato Grosso do Sul, Alckmin também criticou o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil e defendeu a revisão das taxas, considerando que o País recebeu a maior tarifa entre as novas aplicadas pelos norte-americanos. "Defendemos que essa tarifa não deveria existir”, afirmou.
Superavit - Alckmin também destacou que os EUA mantêm superavit comercial com o Brasil e que, entre os dez principais países que mais exportam para o mercado brasileiro, oito contam com alíquota zero. Segundo ele, o Governo Federal quer negociar a redução dessas tarifas, em busca de uma relação mais equilibrada entre os dois países.
Portunhol - O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), apostou no portunhol em entrevistas durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica da chilena Arauco, em Inocência. No meio das frases em português, o tucano incrementava com toques de espanhol, como "nuestra gente" e "nosotros".
Vão engolir - Durante evento em Campo Grande ontem, a senadora Tereza Cristina (PP) saiu em defesa da prefeita Adriane Lopes (PP) com um discurso firme. “Nós, mulheres, somos frágeis, mas firmes, e nada faz com que a gente desista! Ela (Adriane) vai virar a página de muita coisa que precisa ficar no passado. Fique firme, forte e olhe para frente, que a história vai mudar. Vocês aí que estão jogando pedra e pau, vão engolir o que estão dizendo”, afirmou, arrancando aplausos.
Quase chorou - Emocionada, Adriane agradeceu o apoio da senadora e lembrou do início do ano, marcado pelas chuvas intensas. “Preferi ser xingada do que gastar dinheiro público com asfalto que se perderia na enxurrada”, disse, com a voz embargada. A prefeita também destacou a presença de Tereza no momento mais difícil de sua gestão.
Todo mundo quer ser pai? – Antes, a senadora Tereza Cristina esteve também no evento em Inocência. Por lá, destacou que o crescimento do setor de celulose em Mato Grosso do Sul não é algo recente. Segundo ela, o “terreno” para esse avanço começou a ser preparado há mais de 15 anos, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), quando ela ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, Indústria, Comércio e Turismo.
De boi e soja para celulose – "Eu até comentei agora com o governador Reinaldo Azambuja sobre como, naquela época, o então governador decidiu alterar a matriz econômica de Mato Grosso do Sul, que até então era basicamente focada em boi e soja... Já tínhamos a presença da International Paper, que havia acabado de se instalar e, mais tarde, virou Fibria, cresceu e hoje é a Suzano". Segundo ela, o recado foi direto: ‘Ele disse: Tereza, se vira. Arruma um jeito fácil para fazer um estudo e mudar a matriz econômica’", discursou a senadora.
Homenagem no agro - A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (10), Sessão Solene de entrega da Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio. A cerimônia ocorre no estande da Casa de Leis na Expogrande, no Parque Laucídio Coelho. A honraria será concedida a 29 personalidades que se destacaram no setor. A proposta é da Mesa Diretora, com base na Resolução nº 1.369/23.
Peixe e leite - O governador Eduardo Riedel também estará por lá, mas para a assinatura de decreto que amplia benefícios para piscicultores e unidades de beneficiamento de pescado. Também lança o PROLEITE MS – Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira, com foco em polos prioritários do Estado. A iniciativa inclui apoio das prefeituras e ações de valorização dos produtos locais. Durante o evento, o governador assina ainda um Termo de Colaboração com o Senar/MS, voltado à execução de estratégias reprodutivas dentro do plano.