ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Vereador abre mão de eleição para assumir a Sesau

Por Ângela Kempfer e Mylena Fraiha | 26/09/2025 06:00
Vereador abre mão de eleição para assumir a Sesau
Prefeita Adriane Lopes (PP) ao lado do vereador Victor Rocha (PSDB) (Foto: Divulgação)

Cotado – O vereador e presidente da Comissão de Saúde, Victor Rocha (PSDB), é um dos nomes cotados para assumir a Secretaria de Saúde de Campo Grande, que está sob comando de um comitê gestor. Ao Campo Grande News, o parlamentar confirmou que aceitaria a oferta, deixaria o cargo de vereador e até desistiria da pré-candidatura a deputado estadual para assumir a função. Porém, reiterou que ainda não recebeu convite formal. “A gente vai ajudar a nossa cidade”, disse. Entretanto, o “mistério” sobre a escolha permanece, apesar de a prefeita Adriane Lopes (PP) afirmar que “já tem um nome”.

Experiência – Essa não seria a primeira vez que o vereador tucano estaria à frente da gestão de saúde municipal. Mastologista, ele já foi secretário-adjunto da pasta entre 2013 e 2016, durante a gestão de Alcides Bernal, ao lado do então secretário Ivandro Fonseca. “Fizemos vários projetos, entre eles o terceiro turno, que fortalecia a atenção básica, com os postos funcionando das 5 às 9 da noite”, disse. Caso ele vá para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), abrirá vaga na Câmara para o suplente William Maksoud (PSDB).

Chuva de agrotóxico - A deputada estadual Gleice Jane (PT) afirmou em sessão na Alems que os recentes conflitos na Terra Indígena Guyraroká, em Caarapó, poderiam ter sido evitados se houvesse fiscalização adequada da pulverização de agrotóxicos, que ocorre de forma descontrolada na região. Ela ressaltou que a segurança pública não garante proteção suficiente à população indígena contra a aplicação aérea de produtos químicos, criando uma situação grave e delicada, especialmente em um território habitado por lideranças centenárias e crianças.

Explicações – O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Juari Lopes (PSDB), afirmou que a comissão fará um ofício e se reunirá com a Prefeitura na próxima segunda-feira (29) para pedir esclarecimentos sobre o Decreto nº 16.389, publicado no Diogrande desta quinta-feira (25). A norma regulamenta a prestação de aulas temporárias na Reme (Rede Municipal de Ensino), mas, na prática, retira de professores convocados benefícios ligados à qualificação, como adicionais para especialização, mestrado e doutorado.

Coisa de ricaço - Esporte dos ricos, agora alunos de escolas públicas podem investir em equitação, mas o privilégio ainda é para poucos. A PM, em parceria com a SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e a SED (Secretaria de Estado de Educação), inauguraram ontem a primeira escola pública de equitação do Estado.

Galope - Na etapa inicial, 20 alunos de 7 a 16 anos, de três escolas estaduais, vão treinar, Eles recebem kit completo de segurança e uniforme. As aulas serão duas vezes por semana, começam com adaptação teórica e, depois, passam ao treino prático com 10 cavalos da corporação, trabalhando passo, trote, galope e salto.

Internacional - O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), foi autorizado a viajar para San Salvador de Jujuy, na Argentina, para participar do VII Foro da Rota Bioceânica, de 7 a 9 de outubro de 2025.

4 países - A missão integra a comitiva oficial do Estado em encontro que reunirá autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para discutir avanços do Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio, além de oportunidades de negócios e cooperação logística.

Remédio - TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a decisão que deu razão a uma rede de farmácias contra a Prefeitura de Maracaju. A cidade pode organizar horários e exigir plantões mínimos para garantir atendimento, mas não pode limitar quantas farmácias podem ficar abertas fora do horário normal. Isso fere a livre concorrência e o direito do consumidor de ter mais opções abertas.

Abertas - Na prática: se a farmácia quiser ficar aberta voluntariamente, pode. A prefeitura continua podendo escalar plantões para não faltar atendimento, só não pode proibir outras de abrir junto. Decisão foi unânime e confirmou a sentença de 1ª instância.