ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Vereador faz escândalo com flores durante sessão

Caroline Maldonatto e Maristela Brunetto | 18/08/2023 06:00
Vereador durante discurso no plenário da Câmara Municipal. (Foto: Divulgação/CMCG)
Vereador durante discurso no plenário da Câmara Municipal. (Foto: Divulgação/CMCG)

Nada a ver - A sessão de quinta-feira (17) da Câmara Municipal da Capital teve aprovação de projetos de lei corriqueiros, como desafetação de área, nome de escola e criação de data comemorativa. O vereador Tiago Vargas (PSD), que ultimamente não tem mais feito críticas à prefeitura, como era de costume, levou flores para discutir um tema que não tem a ver com o cargo ou com a cidade, mas conseguiu a atenção de outros parlamentares.

Holofotes - Do nada, Tiago começou a gritar chacoalhando as flores. Criticou a repercussão do caso da jornalista que ficou na mira de um fuzil da polícia durante reportagem em comunidade de Guarujá (SP). “Estou com o novo armamento da polícia [flores], de acordo com os jornalistas brasileiros”, disse. Ele a chamou de “pseudojornalista”, esquerdista e defensora de bandidos, por ter entrado em uma favela dominada por traficantes, onde policial foi assassinado, e a resposta veio com operação que já soma 18 mortos na comunidade. Irritado, o vereador perguntou se a jornalista queria que “a polícia entrasse com rosas”.

Teatro de ironias - Isso bastou para os vereadores Marcos Tabosa (PDT) e Ayrton Araújo (PT) entrarem na discussão que, obviamente, terminou com ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outro assunto sem relevância para o município.

Briga sem fim - E foi muito tempo jogado fora com debates inócuos entre rivais políticos. “É um teatro falar da esquerda, do Lula, que vai fazer concurso para PF, PRF e ampliar a Força Nacional e valorizar o servidor”, disse Tabosa. “Acredito que o Lula não vendeu nenhum Rolex e está fazendo um governo de inclusão”, acusou Ayrton.  Antes que alguém reclamasse da atitude de Tiago, o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), já avisou que não podia fazer nada, porque levar as flores não fere o regimento interno. “Sou escravo do regimento”, disse o presidente da Casa de Leis, lembrando que o ex-vereador Cristóvão Silveira, já falecido, “jogava saco de pipoca e pastel frito na tribuna” quando ia reclamar do lanche das cantinas escolares que não eram saudáveis.

Na ponta da língua - O prefeito de Paranaíba, Maycol Andrade, conhecido como “Mayco Doido”, agora é “Mayco Sabonete”. Ao ser questionado sobre a briga que teve com o deputado federal Vander Loubet (PT) no banheiro de uma churrascaria, na Capital, ele mudou de assunto e disparou dados sobre os investimentos que tem feito no município. Aí, não parou mais.

Boom - A cidade está em seu melhor momento e sobram vagas de emprego, segundo o prefeito. Ele revelou que a plantação de cana-de-açúcar, o frigorífico e o comércio têm juntos 300 vagas de emprego e o desafio é encontrar gente para trabalhar. Por isso, nesta sexta-feira (18), vai ser assinada a ordem de serviço para construção de unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ao custo de R$ 20 milhões. Já sobre Vander... nadinha a declarar.

Passaporte carimbado – O governador Eduardo Riedel ainda não pediu autorização formal à Assembleia, mas montou comitiva para tratar de negócios nos Estados Unidos. Ele vai a Washington para o fórum empresarial Lide, encabeçado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Passageiros - Entre os representantes do Governo do Estado que vão afivelar as malas e trocar experiências em outros cantos, o primeiro a viajar é o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, no dia 30, para passar cinco dias no evento, que costuma reunir empresários e autoridades fora do Brasil.

Estrelas - Na propaganda do evento Lide Brazil Development Forum, uma infinidade de autoridades da área financeira, como Roberto Campos Neto e executivos de bancos de desenvolvimento, muitos senadores, prefeitos e mais de uma dezena de governadores, inclusive Eduardo Riedel. A assessoria não tem confirmação da presença dele na capital norte-americana.

Além-mar - Outros que vão viajar para troca de experiências são o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Ademar Silva Jr, que vai para Israel no começo de setembro; e o secretário-executivo de Transformação Digital da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica, Marcos José Teixeira, que vai à China entre 16 a 25 de setembro, com uma missão da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nos siga no Google Notícias