ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 30º

Arquitetura

Museu da imagem fecha para reforma e reabre em janeiro com 3 mostras sobre MS

Pausa nas visitas vai viabilizar novas exposições e melhorias na estrutura do museu

Por Geniffer Valeriano | 18/12/2025 13:13
Museu da imagem fecha para reforma e reabre em janeiro com 3 mostras sobre MS
Projeto ilustra como ficará uma das alas de exposição do MIS (Foto: Divulgação)

Por um mês, as portas do MIS (Museu da Imagem e do Som) ficarão fechadas. A partir desta sexta-feira (19), o espaço interrompe as atividades para passar por reestruturação e adequações, com previsão de reabertura em 20 de janeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela Sestec (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Mato Grosso do Sul fechará suas portas por um mês, a partir de 19 de janeiro, para passar por reestruturação. A reabertura está prevista para 20 de janeiro, com três novas exposições dedicadas aos 50 anos de criação do estado, focando no audiovisual, cinema e música locais. Durante o período de fechamento, o espaço museográfico será revitalizado e receberá dois laboratórios de audiovisual. O MIS, que possui mais de 108 mil itens em seu acervo, incluindo fotografias, filmes e registros sonoros, é responsável por preservar parte significativa da memória visual e sonora sul-mato-grossense.

A pausa serve de fôlego para preparar duas grandes novidades. Uma delas é a reorganização da sala de exposições temporárias, que deve ganhar três mostras voltadas aos 50 anos de criação de Mato Grosso do Sul, com foco na memória do audiovisual, do cinema e da música produzidos no Estado.

“Acho que é um grande ganho que nós vamos ter para o nosso Museu da Imagem e do Som, e para a nossa sociedade sul-mato-grossense”, resume a diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Sena.

Museu da imagem fecha para reforma e reabre em janeiro com 3 mostras sobre MS
Após revitalização, MIS voltará a atender com três mostras voltadas aos 50 anos de criação de MS (Foto: Divulgação)

Além das exposições, o período de fechamento será usado para revitalizar o espaço museográfico e implantar dois laboratórios de audiovisual. Segundo Melly, a interrupção temporária é necessária para que o público encontre um ambiente mais estruturado na reabertura. “Precisamos parar as atividades para, depois, reinaugurar e apresentar um espaço mais agradável para a população”, afirma.

Com um acervo que ultrapassa 108 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros, o MIS tem como missão "preservar a memória e educar para o futuro". Vinculado à Fundação de Cultura, o museu é responsável por guardar parte significativa da memória visual e sonora sul-mato-grossense.

Desde a criação, o MIS desenvolve ações museológicas e programas voltados à difusão cultural, como “Amplificadores de Cultura”, “Cultura em Situação” e “Cinema no Museu”, além de palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições que ajudam a contar, e a preservar, a história do Estado.

Museu da imagem fecha para reforma e reabre em janeiro com 3 mostras sobre MS
Projeto mostra laboratórios de audiovisual que será implantado no MIS (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.