ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Espetáculo debate violência e desafios de ser mulher em terra patriarcal

Monólogo é uma autobiografia ficcional da atriz Ligia Tristão Prieto

Por Clayton Neves | 29/01/2026 10:47
Espetáculo debate violência e desafios de ser mulher em terra patriarcal
Ligia Tristão Prieto completa 25 anos de carreira com monólogo especial. (Foto: Divulgação)

O espetáculo “Invernáculo dos Sonhos”, monólogo da atriz, diretora e dramaturga Ligia Tristão Prieto, estreia em Campo Grande de 2 a 6 de fevereiro, às 20h, no Teatro Aracy Balabanian. A entrada é gratuita, com reservas antecipadas pela plataforma Sympla. Em cena, Ligia apresenta um trabalho íntimo que marca seus 25 anos de carreira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O espetáculo "Invernáculo dos Sonhos", monólogo autobiográfico da atriz Ligia Tristão Prieto, estreia em Campo Grande de 2 a 6 de fevereiro, no Teatro Aracy Balabanian. A apresentação gratuita marca os 25 anos de carreira da artista e utiliza câmeras no palco para explorar as inquietações de uma mulher artista em território pecuarista.A montagem, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo de MS, mescla projeções e cartas trocadas com sua mãe, abordando décadas de violência contra mulheres no Brasil. O espetáculo expõe dados alarmantes sobre abusos e propõe reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e nas artes.

O espetáculo utiliza câmeras espalhadas pelo palco, que capturam detalhes e revelam as inquietações de uma mulher artista que vive em um território que valoriza mais a venda de bois do que as vozes e as vidas femininas.

A montagem mistura projeções, rostos de mulheres que vieram antes, além de cartas trocadas com a mãe da atriz ainda em vida, criando uma costura entre passado e presente. O resultado é um monólogo autobiográfico ficcional, que expõe dores e resistências.

"O espetáculo foi construído com o desejo de partilhar as dificuldades impostas pelo patriarcado diante do viver artístico e de criação de uma mulher artista. O monólogo é uma autobiografia ficcional, é um grito por todas as mulheres que sentem no peito um desejo incontrolável de viver a arte", explica Ligia.

Ao longo da apresentação, a personagem atravessa décadas de violência, invisibilidade e abusos sofridos por mulheres no Brasil. A obra também traz dados alarmantes para reforçar a urgência do debate.

"A cada 6 minutos uma mulher é estuprada no Brasil, 61% das vítimas têm menos de 14 anos. Nosso espetáculo também fala sobre construirmos estratégias e lugares seguros para que todas as mulheres possam ser o que elas desejam ser: artistas, poetas, que possam receber um salário digno ao trabalho delas", completa

O espetáculo “Invernáculo dos Sonhos” foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.