ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Famílias de MS viajam a Roma para tentar se despedir do Papa Francisco

A viagem inicialmente seria para a canonização de Carlo Acutis, mas foi adiada devido ao falecimento

Por Ketlen Gomes | 23/04/2025 15:54
Famílias de MS viajam a Roma para tentar se despedir do Papa Francisco
Corpo do Papa Francisco no interior da Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/Vaticano News)

Três famílias de Mato Grosso do Sul embarcarão para Roma para tentar se despedir presencialmente do Papa Francisco, que morreu na última segunda-feira (21). Inicialmente, a viagem dos fiéis seria para acompanhar a canonização de Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Famílias de Mato Grosso do Sul viajam a Roma para se despedir do Papa Francisco, falecido recentemente. Inicialmente, a viagem era para a canonização de Carlo Acutis, mas agora tentam participar do funeral do Papa. Entre os viajantes estão o médico José Carlos e sua esposa, a zootecnista Geovana Mecatti com sua família, e a estudante Maria Berres. Todos expressam profunda admiração pelo Papa e lamentam sua morte. A cerimônia de canonização foi adiada, mas as famílias pretendem honrar o Papa e Carlo Acutis em suas visitas à Itália.

Já em Florença, na Itália, o médico campo-grandense José Carlos Rosa Pires de Souza, de 60 anos, viajou com a esposa, a professora Renata Cristina da Silva, de 55 anos, para participar da cerimônia de canonização de Carlo Acutis, marcada para o dia 27 de abril, mas adiada após a morte do Papa. Agora, o casal tenta participar do funeral, na Praça São Pedro.

“Estamos nos preparando desde fevereiro para esta viagem. Viemos com camisetas do Carlo Acutis, trouxemos bandeiras do Brasil e um acróstico em sua homenagem. Estaremos em Roma de 25 a 28 de abril e tentaremos participar do funeral do Papa Francisco, embora a Praça São Pedro e Roma, em geral, devam estar lotadas de pessoas do mundo inteiro”, comenta José Carlos.

Famílias de MS viajam a Roma para tentar se despedir do Papa Francisco
José Carlos e Renata Cristina já estão em Florença (Foto: Arquivo pessoal)

A notícia do falecimento do Santo Padre comoveu profundamente o casal, que nutria grande admiração por ele, especialmente por seu apoio à canonização de Carlo Acutis. O médico e a professora são frequentadores da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, onde ocorreu o primeiro milagre atribuído ao “padroeiro da internet”.

Também da Capital, a zootecnista Geovana Mecatti, de 41 anos, embarca nesta quinta-feira (25) para a Itália com o marido e as duas filhas. Ela participaria da canonização e havia agendado uma audiência com o Papa para o dia 30 de abril, marcada em janeiro.

“Ele foi um Papa muito bom, e graças a Deus não teve uma morte muito lenta e dolorosa. No fim das contas, vamos poder nos despedir dele. Será uma honra representar Mato Grosso do Sul e Campo Grande, e isso ficará para sempre em nossas memórias. Eu queria conhecê-lo em vida, mas infelizmente não foi da minha vontade, então preciso aceitar a vontade de Deus”, desabafa Geovana.

Ela conta ainda que a filha, de 9 anos, dedicou toda a Quaresma à saúde do Papa. A família já estava ciente da possibilidade de sua morte e do cancelamento da canonização, mas, mesmo assim, ficou abalada com a notícia e lamenta não poder realizar outra viagem semelhante devido aos custos.

Após o funeral do Papa Francisco, Geovana e a família seguem para Assis, onde pretendem visitar o túmulo de Carlo Acutis e participar de uma missa na igreja de São Francisco. “Já estou em contato com uma freira de lá, que cuida do Carlo. O padre Marcelo Tenório me passou o contato. Seguiremos o cronograma, mas, em vez da canonização, vamos acompanhar o funeral do Papa”, conta.

Famílias de MS viajam a Roma para tentar se despedir do Papa Francisco
Papa Francisco durante aparição em anos anteriores (Foto: Reprodução/Vaticano News)

De Dourados, a estudante de psicologia Maria Berres Cavalheiro, de 22 anos, viajou à Europa com a mãe, a tia, a irmã e outras 20 pessoas. Todos acompanhariam a canonização de Carlo Acutis. A viagem, organizada por uma empresa, tem direção espiritual do padre Marlon Múcio.

Maria fechou o pacote em dezembro de 2024 com a Trielotur, pois é, segundo ela, “muito devota do beato Carlo Acutis”. A viagem também era um sonho antigo da família.

“Já fiz viagens religiosas, mas sempre dentro do Brasil, como para o Santuário Nacional de Aparecida e a Canção Nova. Esta foi diferente. Como vivemos o Ano Jubilar na Igreja Católica, houve uma preparação espiritual para lucrar as indulgências plenárias concedidas pela Igreja”, comenta.

Atualmente, Maria está em Lisboa, onde começou a viagem. Os quatro últimos dias seriam em Roma. Quando recebeu a notícia da morte do Papa Francisco, estava em Fátima e ficou abalada, especialmente porque o pontífice havia aparecido publicamente no Domingo de Páscoa.

“Quando o Papa ficou doente, já temi que a canonização não ocorresse, pois ela só pode ser realizada por ele. Mas, como houve melhora, acreditamos que tudo seguiria normalmente. Saber que ele apareceu no domingo e faleceu na segunda foi um choque enorme”, relata.

A estudante e os familiares temem não conseguir acompanhar o funeral devido à multidão esperada em Roma. Sem um plano definido, esperam ao menos participar de celebrações em sufrágio ao Papa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias