ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Há um ano, arranhões e mordidas de gata salvaram casal de incêndio

Gata foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros já nos últimos suspiros e não resistiu; arranhado virou tatuagem

Por Clara Farias | 16/09/2025 14:10
Há um ano, arranhões e mordidas de gata salvaram casal de incêndio
Casal Jean Ortiz, Oryan Ottoni e gatinha Milady (Foto: Arquivo Pessoal)

Era por volta de 2h de 15 de setembro do ano passado quando um casal de Campo Grande foi acordado às pressas pela gata Milady, de aproximadamente quatro anos. A gatinha arranhou o pulso de seus tutores, mordeu e fez de tudo para salvar os dois de um incêndio que tomava conta da casa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, um casal foi salvo de um incêndio pela gata Milady. Oryan Ottoni e Jean Ortiz foram acordados pela felina por volta das 2h da madrugada de 15 de setembro de 2023. A gata arranhou, mordeu e miou insistentemente para alertar seus tutores sobre o fogo que se alastrava pela residência. O casal conseguiu sair da casa, mas Milady não resistiu à fumaça e morreu no local. Oryan foi hospitalizada por dez dias após inalar grande quantidade de fumaça. A artista plástica tatuou as marcas de arranhões e mordidas da gata em seu pulso como homenagem. Milady foi adotada em 2020 e se tornou uma companheira inseparável do casal.

A artista plástica, Oryan Ottoni, relembrou os momentos junto à reportagem do Campo Grande News nesta terça-feira (16). Ela lembra que, quando a bichana miava incansavelmente para que o casal despertasse, o fogo tomava conta da residência e a fumaça começava a invadir o quarto do casal.

Ao acordar, Oryan conseguiu despertar o marido, levá-lo para fora e depois retornar para procurar Milady. “Estávamos dormindo e provavelmente já sufocando. A Milady fez de tudo para nos acordar. Infelizmente, não consegui encontrá-la”, relatou a artista.

O casal foi encaminhado ao hospital e a artista plástica precisou ser entubada após inalar grande quantidade de fumaça. Ela relata que passou dez dias no hospital.

Oryan relata que a bichana deve ter inalado muita fumaça durante o incêndio e acabou não resistindo, morrendo na casa. "Quando os bombeiros a encontraram, ela já estava dando seus últimos suspiros", detalhou a artista plástica. Ela destaca que a gata deu a vida para salvá-los.

"Nós não estaríamos aqui para contar sua história se ela não tivesse nos acordado. Logo que saí do hospital, fizemos uma homenagem a ela tatuando as marquinhas que ela deixou no meu pulso", contou a artista.

Há um ano, arranhões e mordidas de gata salvaram casal de incêndio
Pulso de Oryan com as marcas de arranhões e mordidas da Milady (Foto: Arquivo Pessoal)
Há um ano, arranhões e mordidas de gata salvaram casal de incêndio
Tatuagem feita em homenagem a gatinha Milady (Foto: Arquivo Pessoal)

Milady entrou para a família em 2020. Oryan a encontrou em uma postagem de doação de gatinhos filhotes e a escolheu por ter a pelagem preta, que muitas vezes dificulta a adoção devido a preconceitos. "Foi amor à primeira vista", recorda.

A gata se tornou uma companheira fiel e inseparável do casal. Ela ajudou a educar os outros animais da família e participou ativamente da vida de seus tutores inclusive no período de luto de Oryan após a perda de seu pai. "Não estaríamos aqui para contar sua história se ela não tivesse nos acordado", finalizou.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.